Como a tecnologia em nuvem abriu mais espaço para profissionais de TI

0

Com a chegada da pandemia causada pela Covid-19, as empresas passaram a adotar a tecnologia de Cloud Computing como estratégia para administrar os negócios. No cenário tecnológico atual, práticas como migrar dados e aplicar sistemas para a arquitetura em nuvem se tornaram uma grande tendência entre as corporações e uma alternativa para continuarem operando, sem danos aos negócios.

Segundo dados do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), só no ano passado, o armazenamento baseado em nuvem passou de 25% para 35%, e o software empresarial na nuvem aumentou de 20% para 27%, assim como o uso da capacidade de processamento de Cloud foi de 16% para 23%.

Como se sabe, a computação em nuvem é responsável por distribuir, otimizar, armazenar, atualizar e garantir a estabilidade e a segurança dos dados e servidores, e tem se mostrado uma alternativa mais econômica, pois os usuários não precisam se preocupar em adquirir, manter e atualizar computadores e dispositivos de armazenamento de dados, já que há companhias e profissionais que fazem esse papel por meio da nuvem.

Para se ter uma ideia da proporção que essa solução tem alcançado entre as elas, segundo a consultoria Gartner, até 2025, 80% das empresas brasileiras já vão ter migrado seus data centers para alguma nuvem. Com isso, a expectativa é que os investimentos em cloud computing no país, somem cerca de R$ 28 bi nos próximos anos, abrindo novas oportunidades para o setor que se mostra cada vez mais promissor.

Diante de tantas inovações que estão sendo implementadas nas corporações para cobrir gargalos nesse período de pandemia, é possível perceber um aumento significativo na contratação de profissionais de TI. Conhecido como Arquiteto de Nuvem ou Arquiteto Cloud, ele é capaz de planejar, avaliar, gerenciar e implantar a infraestrutura de sistemas de uma instituição na nuvem e pode trabalhar tanto dentro das organizações quanto em consultorias especializadas.

A área é uma das que mais tem crescido no mercado de trabalho. Ao mesmo tempo que cerca de 20 milhões de brasileiros estão desempregados, segundo dados do IBGE, podemos ver que a realidade no ramo de Tecnologia da Informação é outra, pois existem muitas vagas abertas e poucos profissionais para preenchê-las. De acordo com estimativas da Associação Brasileira das Empresas de TI e Comunicação (Brasscom), até 2024, serão 421 mil postos de trabalho criados no setor.

Com esses insights, é possível concluir que o profissional de TI é um pilar fundamental neste novo momento que estamos vivendo, principalmente nas empresas de tecnologia, que tem crescido em grande proporção no Brasil e ajudado outros setores a se recuperarem financeiramente e a continuarem operando. A TI é capaz de transformar todas as áreas e o negócio, e a tecnologia em Nuvem, a porta de acesso a um mundo de novas possibilidades. Vamos juntos?

Armindo Sgorlon, CEO da SGA TI em Nuvem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.