Publicidade
Início Notícias Gestão Construtivo e Hexagon lançam sistema de colaboração integrado ao Google Maps

Construtivo e Hexagon lançam sistema de colaboração integrado ao Google Maps

0
Publicidade

O Construtivo, companhia de Tecnologia da Informação com DNA de Engenharia, acaba de integrar sua plataforma de gestão de documentos, processos e informações, denominada Colaborativo, ao Sistema de Informação Geográfica (SIG/ GIS) fornecido pela multinacional sueca Hexagon.

Da parceria nasce o ConstruGIS, uma solução de gestão de documentos baseada em nuvem que funciona integrada ao Google Maps e que permite aos construtores e empreiteiros o monitoramento e a atualização de seus projetos numa referência geográfica espacial e em tempo real.

De acordo com Marcus Granadeiro, CEO do Construtivo, o Colaborativo, integrado ao GIS da Hexagon, torna-se um elo para atividades realizadas entre campo e o escritório. No primeiro, processos como checklists e diário de obras são atualizados no aplicativo mobile da ferramenta, que conta com GPS para fornecer a posição exata no Google Maps sobre os locais onde foram realizadas as vistorias.

Já do ponto de vista dos gestores, a visibilidade de informações georreferenciadas propiciada pela ferramenta possibilita tomar decisões no que tange a agenda de fiscalizações, monitoramento e alocação de equipe em campo, planejamento de compras e entrega de materiais, entre outras facilidades. “Tudo, de forma espacial e geográfica, o que amplia a capacidade de fazer uma análise levando em consideração o tempo e o custo dos processos do setor de Engenharia, Arquitetura e Construção”, acrescenta Granadeiro.

Para Vinicius Filier, especialista em geolocalização da divisão geoespacial da Hexagon, a parceria com o Construtivo é pioneira no setor, pois leva as informações da construção para um contexto geográfico de uma maneira facilitada. “Para obras amplas ou distribuídas, como linhas de metrô, linhas de transmissão de energia e empreendimentos imobiliários, a ferramenta se torna um diferencial, pois a compreensão das informações de maneira visual possibilita uma tomada de decisão mais ágil sobre os empreendimentos”, explica Filier.

Segundo Granadeiro, a parceria com a Hexagon reforça o compromisso do Construtivo de alicerçar o setor de engenharia e construção à transformação digital. “Estamos agregando, cada vez mais, novas tecnologias a nossa plataforma para colocar a digitalização em prática. A parceria com a Hexagon vem ao encontro desta cultura e se torna estratégica porque aproxima o universo AEC à geolocalização por meio de uma plataforma simples de ser utilizada e com uma visualização escalável e sustentável”, finaliza ele.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

Sair da versão mobile