Publicidade
Início Notícias Gestão Em parceria com a SAP, Petrobras desenvolve solução para reduzir gastos com...

Em parceria com a SAP, Petrobras desenvolve solução para reduzir gastos com expedição de materiais

0
Publicidade

Um processo de automação desenvolvido pela Petrobras, com mentoria da SAP, promete otimizar os trâmites de expedição de materiais da empresa, dentro de sua jornada de transformação digital. A solução, originada em uma maratona de inovação da companhia, a Innoweeks Petrobras, tem o potencial de gerar uma economia de até R$ 37 milhões por ano.

Nomeada “Expedição Inteligente”, a solução foi desenvolvida durante quatro semanas como parte do hackathon interno, realizado com mentoria de especialistas da SAP Labs Latin America e que reuniu os laboratórios de inovação das duas empresas. Para chegar às soluções dos desafios propostos pela competição, os cinco times participantes percorreram quatro ciclos de desenvolvimento, com a criação de protótipos de baixa fidelidade, protótipo de alta fidelidade, protótipo funcional e arquitetura dos softwares.

“A inovação é um dos principais pilares da gestão da Petrobras. Nessa parceria com a SAP, unimos nossos dois laboratórios, o SAP Labs e Corporate Labs, focando em resolver juntos desafios importantes para o desenvolvimento da Petrobras. O resultado comprova que a co-inovação e a colaboração são fundamentais para o processo de transformação digital”, afirma o Chief Digital Transformation Officer (CDO), da Petrobras, Robert Nunes.

Para Matheus Souza, CDO do SAP Labs Latin America, a parceria mostra como a tecnologia pode auxiliar nas jornadas de inovação e transformação digital de clientes e parceiros da SAP. “A Petrobras e a SAP uniram seus labs de inovação para auxiliar na resolução de problemas de negócios e estimular o processo criativo”, definiu.

A equipe vencedora, formada por profissionais das áreas de Suprimentos, Tecnologia, Logística, Planejamento e Gestão de Estoques, conquistou a primeira colocação nas quatro categorias da competição: Apresentação; Design; Viabilidade Técnica e Inovação. A tecnologia conta com recursos que melhoram a expedição de materiais e otimizam operações de armazenamento, como emissão de remessas e notas fiscais de transporte, separação de materiais, embarque, entre outros. “Com este produto, esperamos aumentar a eficiência do processo de transferência, diminuindo custos com transferências não atendidas ou ineficazes, reduzindo gastos da ordem de 37 milhões por ano”, explica Carlos Malta, membro do time e parte do Centro de Excelência em Robotização e Digitalização da Petrobras.

Desafios

Os cinco desafios propostos no Innoweeks Petrobras foram:

• Criação de chatbot específico para compras diretas prontas para uso com interface SAP. A solução funcionaria como um ‘tradutor’, interpretando os inputs de informações dos usuários e correlacionando-os com critérios da requisição de compras.

• Desenvolvimento de solução que, com base no histórico de consumo de materiais, tempos de ressuprimento e métodos estatísticos, definir e sugerir políticas de reposição de estoque e que atualize seus respectivos parâmetros de ressuprimento baseado em inteligência Artificial.

• Solução de automação e controle do processo que permita que os operadores de armazém (expedição) concentrem suas tarefas apenas nas atividades físicas e de supervisão.

• Aplicação integrada ao SuccessFactors Recruiting que permita, durante um processo de seleção de especialistas, combinar informações do currículo e perguntas do processo seletivo, gerando cálculo de elegibilidade.

• Desenvolvimento de solução integrada para o processo de oferta de vagas em cursos de instituições externas à Petrobras, integrando a oferta do fornecedor com a inscrição no sistema de RH e seus registros.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

Sair da versão mobile