Web Service promove integração de sistemas de gerenciamento de resíduos

0

A Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre) lançou o Web Service, recurso de utilização gratuita para integração entre sistemas para comunicar informações relativas ao transporte de resíduos. "A novidade já está disponível no Estado de São Paulo, a exemplo do que já havíamos feito no Sul, em Minas e que, paulatinamente, será estendida a todo o Brasil", informa o presidente da entidade, Luiz Gonzaga.

A iniciativa insere-se no contexto da Portaria nº 280, de 29 de junho de 2020, do Ministério do Meio Ambiente, que estabeleceu a data de 1º de janeiro de 2021 para início da obrigatoriedade de utilização do Módulo MTR – Manifesto de Transporte de Resíduos em todo território nacional. Para facilitar o cumprimento da exigência, em São Paulo, o Acordo de Cooperação, entre a Abetre e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), garantiu o Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos – SIGOR Módulo MTR, em operação desde o início deste ano e outras ferramentas que chegarão.

Agora, o Web Service agrega-se ao processo, facilitando a integração de todas as informações e, de forma gratuita, oferece a todos a possibilidade de integração de seus sistemas ao MTR. "O recurso permite aos usuários intensivos do MTR, enviar e receber dados com mais agilidade, diretamente dos softwares que cada ponta tem, permitindo maior segurança e dinamismo nessas operações", afirma Gonzaga.

O Web Service envia e recebe automaticamente dados dos usuários, sendo eles geradores, destinadores, transportadores, armazenadores temporários ou ainda uma combinação deles, considerando sua atividade e suas licença ambientais, que buscam códigos de resíduos e dos transportadores, na emissão e recebimento do MTR, assim como na emissão de CDF. É um instrumento de ligação entre sistemas, acessível para todos os que utilizam o SIGOR MTR. "Trata-se de uma ferramenta que amplia a produtividade das empresas, ao permitir a centralização de dados, sem perda de tempo. Promove a comunicação entre sistemas", frisa Luiz Gonzaga, explicando: "Com a nova plataforma, não é mais necessário fazer a transposição de dados. Assim, além da agilidade, aumenta a confiabilidade, pois diminuem os erros de digitação e o retrabalho".

O Web Service abre espaço para que as empresas façam a comunicação de dados de modo mais eficaz. Promove o desenvolvimento nas duas pontas, somando o SIGOR/MTR com o sistema das companhias coletoras/transportadoras de resíduos, que começam a conversar entre si. Uma empresa que, por exemplo, recebe 200 carretas de resíduos por dia, levaria horas para lançar todos os dados no sistema. Agora, o procedimento pode ser feito em poucos minutos. Em média, são doze mil manifestos de transportes de resíduos por dia, volume que dimensiona a importância da nova plataforma para agilização e maior segurança no registro e processamento das informações.

Cabe lembrar que o SIGOR MTR se destina a atender à necessidade de controle, segurança e rastreabilidade dos geradores e destinadores de resíduo. Para isso, suas principais funcionalidades são: rastreabilidade total entre origem e destino, inclusive se houver armazenamento temporário; acompanhamento e registro histórico de ajustes quantitativos e qualitativos; disponibilização simultânea das informações para todos os agentes; e emissão de Certificado de Destinação Final (CDF), baseada em registros confiáveis. O recurso Web Service contribuirá para o aperfeiçoamento de todos esses procedimentos.

A plataforma pode ser acessada através do site

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.