Interrompido durante a crise financeira mundial, o processo de consolidação no setor de tecnologia começa a dar sinais de retomada. O mais recente indício desse movimento foi o anúncio da aquisição da Sybase pela SAP, feito nesta quarta-feira, 12, por US$ 5,8 bilhões. Conforme os termos do acordo assinado entre as duas empresas, a multinacional alemã vai pagar US$ 65 por ação ordinária da fabricante de software de banco de dados e aplicações móveis, o que representa um ágio de 44% sobre o preço da ação da companhia na bolsa eletrônica Nasdaq nos últimos três meses.
Em comunicado, a SAP disse que parte da quantia será quitada com recursos do seu próprio caixa, mas antecipou que recorrer a um empréstimo de 2,5 bilhões de euros junto ao banco de investimento do britânico Barclays Capital e do Deutsche Bank.
Segundo a multinacional alemã, o conselho de administração da Sybase aprovou de forma unânime a transação. Desse modo, a SAP fará uma oferta de compra de todas as ações da Sybase no mercado. A empresa informou que não há necessidade do negócio ser aprovado por seus acionistas e prevê que a sua conclusão ocorrerá no terceiro trimestre.
De acordo com a gigante do ERP, após a finalização da transação, a Sybase continuará operando de forma independente, como uma empresa do grupo SAP. Entre os benefícios da aquisição, multinacional alemã cita as sinergias entre os produtos e mercados de atuação das duas empresas e a entrada de suas soluções em plataformas móveis. Mas o principal será a disputa da SAP no mercado de banco de dados coma sua principal rival Oracle.
- Estratégia