Acordo entre Furnas e Telebras vai levar banda larga a 2 milhões em Minas e Espírito Santo

0

Furnas e Telebras firmaram, nesta segunda-feira, 12, no Rio de Janeiro, acordo para compartilhamento de infraestrutura de transmissão de energia. A medida vai permitir o lançamento de cabos de fibra ótica para massificação do acesso à internet em banda larga e beneficiar mais de 2 milhões de pessoas em 53 municípios do interior de Minas Gerais e Espírito Santo, por meio de 56 provedores locais de internet.

"A parceria com Furnas vai permitir a ampliação da oferta de serviços da Telebras aos pequenos provedores do interior de Minas Gerais e do Espírito Santo, ajudando a levar banda larga de alta qualidade aos locais mais distantes, por meio do PNBL", destacou o presidente da Telebras, Francisco Ziober Filho.

"A internet é hoje ferramenta de educação e cidadania e seu acesso deve ser tratado como instrumento de inserção social", disse o presidente de Furnas, Flávio Decat.

A parceria vai viabilizar o lançamento de 418 quilômetros de cabos aéreos de fibra ótica imunes a campos eletromagnéticos nas linhas de transmissão Padre Fialho–Vitória e Pimenta–Barreiro, de propriedade de Furnas e localizadas no interior dos dois estados.

O lançamento dos cabos de fibra ótica nas linhas de transmissão de Furnas vai reforçar também o sistema de telecomunicações da empresa, para atender às necessidades de operação do sistema de transmissão, principalmente na subestação Vitória, de propriedade de Furnas no Espírito Santo, e na subestação Barreiro, de propriedade da Cemig em Minas Gerais.

PNBL

O contrato permite à Telebras cumprir os objetivos do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), provendo infraestrutura de rede de telecomunicações para a massificação do acesso à internet em banda larga no País, principalmente nas regiões mais carentes da tecnologia.

Cerca de 4,6 mil municípios de todas as regiões brasileiras já estão interligados pelo PNBL. Considerando apenas as redes da Telebras, a malha chega a 28,5 mil km de cabos de fibra óptica. A meta do Ministério das Comunicações é chegar a 40 milhões de domicílios conectados à internet no final de 2014.

O PNBL foi criado pelo decreto nº 7.175, de 12 de maio de 2010. O objetivo do programa é expandir a infraestrutura e os serviços de telecomunicações, promovendo o acesso pela população e buscando as melhores condições de preço, cobertura e qualidade. A meta é proporcionar o acesso à banda larga a 40 milhões de domicílios brasileiros até 2014 à velocidade de no mínimo 1 Mbps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.