FAPESP busca parceria com empresas para Centro de Pesquisa em Manufatura Avançada

0

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) anunciou a abertura de edital para seleção de empresas ou consórcios de empresas que queiram se tornar parceiros da Fundação na criação de um Centro de Pesquisa em Engenharia em Manufatura Avançada.

O novo Centro de Pesquisa deverá desenvolver tecnologias capazes de otimizar as plantas fabris como também estender aplicações automatizadas e integradas em toda a cadeia de valor e ciclo de vida do produto.

A FAPESP acompanhou de perto o que está acontecendo nessa área no mundo, mais especificamente com o programa alemão Indústria 4.0 e com o programa Advanced Manufacture, dos Estados Unidos, e manteve seguidos contatos com lideranças e associações industriais brasileiras.

Pelo prazo de 90 dias, ela receberá propostas de empresas ou consórcios de empresas interessados em celebrar acordo de cooperação científica e tecnológica para constituição do Centro, no âmbito do Programa Centros de Pesquisa em Engenharia. Os consórcios de empresas ou as empresas que vierem a ser selecionados firmarão um acordo e, em seguida, será lançada chamada conjunta para seleção de propostas de instituições de ensino superior e de pesquisa que sediarão os Centros de Pesquisas em Engenharia em Manufatura Avançada.

As atividades de cada Centro serão financiadas, por um período de até 10 anos, com recursos da FAPESP, da empresa ou consórcio de empresas, e das universidades e institutos participantes. A empresa parceira participará da gestão do Centro de Pesquisa em Engenharia e, junto com a FAPESP, avaliará periodicamente as suas atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Em sua apresentação, Pacheco detalhou o edital e respondeu perguntas da plateia formada por cerca de 60 empresários. Sublinhou que as empresas ou consórcios interessados podem contatar a FAPESP para esclarecer dúvidas e para agendar encontros.

A FAPESP já apoia sete Centros de Pesquisa em Engenharia, em parceria com as empresas Peugeot-Citroën, BG/Shell, GlaxoSmithKline (GSK) e Natura, respectivamente, nas áreas de biocombustíveis, gás natural, química verde, moléculas para fármacos e bem-estar humano. Recentemente firmou parceria também com a Statoil e a BG/Shell para a instalação de dois Centros de Pesquisas, o primeiro na área de reservatórios de óleo e gás e o segundo, na de novas energias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.