Grupo Bom Jesus investe em solução hiperconvergente e reduz custos do ambiente de TI em cerca de 30%

0

A Nutanix anuncia que o Grupo Educacional Bom Jesus escolheu as soluções da companhia para centralizar servidores e armazenamento, medida que visa alinhar o ambiente dos sistemas e aprimorar a estratégia de disaster recovery na medida em que otimizam sua infraestrutura de TI e avançam para a transformação digital.

O Grupo Educacional Bom Jesus está presente em cinco estados brasileiros e tem sua sede em São Paulo. Conta com cerca de seis mil funcionários e, aproximadamente, 45 mil alunos. A dimensão estrutural e o número elevado de usuários exigia uma estrutura robusta e mais de um data center, para armazenar toda a quantidade de dados.

Em 2017, com a necessidade de atualização da infraestrutura de TI, surgiu a parceria com a Nutanix. A infraestrutura de hiperconvergência diferenciada permitiu mais agilidade, maior desempenho e elasticidade, além da possibilidade de centralizar a operação na mesma camada de rede, que antes era dividida em dois data centers. Para atender à nova demanda, foram adquiridos seis blocos Nutanix em dois data centers, 24 nós em cada, com AHV (Acropolis Hypervisor) e as aplicações Prism, Calm e File Share.

Após um ano da implementação e instalação do projeto, os benefícios foram logo aparecendo. Com a migração de todo o workload, o ganho de performance foi considerável, na casa de 40%, e a redução de custos chegou a aproximadamente 30%. Dois storages foram desativados, aumentando espaço no data center e reduzindo o consumo de energia também em aproximadamente 30%, ocorrendo mudanças até no sistema de refrigeração, pois o ambiente de TI passou a ter uma carga térmica muito menor.

No setor de Tecnologia da Informação, geralmente as atuações são bem separadas. No entanto, com a solução da Nutanix de hiperconvergência de infraestrutura, armazenamento, computação e rede atuam juntas. "É agilidade em todos os sentidos, pois com mais profissionais envolvidos há mais ideias e os processos ganham mais velocidade. Ou seja: é uma inovação bastante vanguardista", conclui Maurício Ortiz, coordenador de Operações de TI do Grupo Educacional Bom Jesus.

Marcelo Bardi, CIO do Grupo Bom Jesus, comentou que, com a solução apresentada pela Nutanix, é possível prever algumas ações com mais antecedência, o que faz aumentar o nível de assertividade. "A Nutanix conseguiu desenvolver uma solução dinâmica e segura, que atende à demanda do Grupo de maneira rápida, prática, simples e direta. É fácil de acoplar e demora menos tempo para adicionar caso a demanda indique essa necessidade", explica Bardi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.