Publicidade
Início Blogueria O valor dos dados e como protegê-los

O valor dos dados e como protegê-los

0
Publicidade

O volume de dados produzido, transacionado e armazenado tem crescido exponencialmente. Há pouco tempo falávamos de kilobytes (1.000 bytes) e megabytes (1.0002 bytes), e hoje falamos de gigabytes (1.0003 bytes) e terabytes (1.0004 bytes). As projeções indicam que, em breve, deixaremos os anteriores para trás, e comumente usaremos o zettabyte (1.0007 bytes) e o yottabyte (1.0008 bytes).

Essa mudança de nomenclatura vem para acompanhar o volume de dados do nosso dia a dia. Entre os exemplos podemos citar 6.659 pacotes despachados por minuto pela Amazon; USD 1 milhão gasto por minuto online; US$ 239 mil sendo transacionados por minuto no Venmo (primo americano do PicPay); e a utilização massiva de ferramentas de colaboração, com mais de 260 mil usuários por minuto utilizando o Zoom e o Microsoft Teams. Todos os dados, pessoais ou não, são resultados de interações e negócios que fazemos, sendo que precisarão seguramente ser armazenados.

E quanto mais dados disponíveis, maior a possibilidade de vazamentos deles. Segundo o site Information is Beautiful, considerando vazamentos acima de 30 mil registros, de 2004 a 2020 tivemos mais de 11 bilhões de registros pessoais vazados em 367 episódios. Os vazamentos foram classificados como “vazou intencionalmente”, “aparelho perdido”, “erro/falha”, “segurança pobre” e “ataque hacker”. 91% dos registros vazados ocorreram por baixa segurança na proteção dos dados ou foram hackeados.

Analisando o cenário nacional, temos alguns exemplos de falhas que poderiam gerar ou geraram vazamentos de dados, como aquela ocorrida no sistema do Detran-RN em 2019, a disponibilização de acesso ao banco de dados do Ministério da Saúde em 2020 e mais recentemente a oferta de venda de bases de dados de 223 milhões de brasileiros, muitos inclusive já falecidos. Esta última acarretou a prisão, em 19 de março desse ano, do hacker conhecido como “Vandathegod” pela Polícia Federal.

Tudo isso nos faz acender um alerta sobre a necessidade de estarmos constantemente atentos a eventuais utilizações de nossos dados por terceiros, além da prevenção a fraudes nas empresas. Há tentativas constantes de engenharia social – como aqueles supostos sorteios em que você precisa enviar diversos dados pessoais para concorrer–, invasão de contas – com destaque para a clonagem do WhatsApp–, identidades sintéticas – construção de uma nova identidade com um apanhado de dados– e extorsão, utilizando informações sigilosas.

Os vazamentos e a utilização indevida de dados podem também acarretar em perdas financeiras, risco reputacional para quem é vítima de vazamento, utiliza dados vazados ou sofre golpes, além de medidas ilegais indevidas (como negativar um cliente indevidamente) e multas regulatórias aplicadas pela ANPD (Agência Nacional de Proteção de Dados). Esses problemas podem atingir tanto empresas como consumidores.

É realidade que as empresas já têm frentes de atuação em relação a segurança de dados, mas reforçamos a necessidade de ações como a conscientização dos funcionários sobre a política de segurança. Outras questões importantes são a conscientização de consumidores sobre as melhores práticas de segurança, o aprimoramento de serviços – com foco na segurança e boa experiência e usabilidade pelo cliente–, e por fim a transparência na comunicação sobre eventuais vazamentos de dados.

Fábio Kruzich, head de Desenvolvimento de Negócios e Serviços da FICO América Latina e Caribe.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile