Empresas buscam melhorar gestão de dados para impulsionar as práticas ESG

0

De acordo com o 1º Report Bianual de Governança em Proteção de Dados, realizado pela seusdados, legaltech especializada na proteção de informações sobre clientes, parceiros comerciais e colaboradores para as empresas, o ano de 2021 registrou um aumento de 554% nas demandas de governança de proteção de dados no mercado corporativo, comparado a 2020. A preocupação acerca do tema mostrada no levantamento tem sido cada vez mais presente nos fóruns mundiais e no Brasil, devido à meta das marcas em melhorar seus índices de ESG (sigla em inglês para "Ambiental, Social e Governança").

Segundo o CEO e fundador da startup, Marcelo Fattori, gerir o compliance dentro deste assunto é fundamental não só para o desenvolvimento de qualquer negócio, mas também para a subsistência de qualquer ideia. "A gestão de dados atende perfeitamente aos objetivos das letras E e S, no ESG, e não apenas a G. Quando falamos de meio ambiente, devemos lembrar que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) se aplica às informações contidas em documentos físicos. Com isso, é necessário que a empresa adote medidas de segurança ambientais e elimine o máximo possível a utilização de papel, privilegiando a digitalização e, consequentemente, contribuindo para minimizar impactos de desmatamento", afirma.

"Por fim, o S, referente à social, que por conta da exigência de minimização do armazenamento de dados, impõem medidas que protegem ações voltadas aos direitos humanos, diversidade de gênero, inclusão, privacidade e confidencialidade de dados. O mais evidente, no pertinente à governança, está a possibilidade de estruturação da informação de forma eficiente, que atende às necessidades do negócio mais diretamente e oportuniza o atendimento aos direitos do titular de dados beneficiários das regras da LGPD", completa.

LGPD e governança no Brasil

A busca das companhias em tornarem-se mais ESG está intrinsecamente ligada à adequação à LGPD, que entrou em vigor no Brasil em setembro de 2020. No entanto, Fattori destaca que, ainda que a legislação tenha potencializado o aumento da preocupação com gestão de compliance e governança de dados no país, ainda há espaço para crescer esse movimento. "O empresário brasileiro deve estar mais conectado com a realidade mundial", ressalta.

Para o CEO, as empresas estão focadas nas questões culturais e pandêmicas, deixando em segundo plano o fato da informação estar cada vez mais acessível ao cidadão, tanto o que é possível fazer com ela como o quanto se pode conhecer sobre uma pessoa. "Especialmente em um ano onde se falará muito sobre dados e fake news, em decorrência das eleições, é temível que muitos empresários ainda não se conectaram ao movimento da obrigatoriedade do compliance e governança de dados", diz.

Ações da seusadados

A seusdados apoia hoje mais de uma centena de empresas no processo de compliance e gestão da informação e proteção de dados com uma equipe multidisciplinar, composta por advogados, PMO´s, gestores de processos, segurança e tecnologia da informação. A empresa também atua para a manutenção desse status de maneira contínua aplicando a função do DPO (Encarregado de Proteção de Dados).
Para isso, a legaltech utiliza a "MeuDPO", plataforma de atendimento ao cliente que proporciona suporte a partir de um portfólio de 60 tipos de categorias de atendimento, divididos em seis áreas: Legal, Regulatório, Processos, Sistemas, Segurança da Informação e Infraestrutura de TI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.