Foco, planejamento e observância: os caminhos para maximizar a tecnologia

0

Todas as companhias têm a expansão de suas operações como um dos seus principais objetivos a curto e longo prazo. Em razão disso, os executivos estão sempre em busca de ferramentas tecnológicas que os ajudem a promover um ambiente de trabalho inovador e capaz de potencializar a rotina de trabalho das equipes. Esse processo tem sido crucial para o avanço da transformação digital. Neste sentido, investir no digital é uma das principais estratégias utilizadas pelas instituições para maximizarem seus resultados. Além disso, esse novo dia a dia de atividades tem gerado maior proximidade entre os clientes e empresas.

No entanto, ao contrário do que muitos acreditam, a digitalização de demandas e processos não ocorre de forma simples e, muito menos, com resultados garantidos. Os benefícios proporcionados pelo uso da tecnologia são nítidos, mas a complexidade inerente a esse instrumento pode impactar negativamente no seu desempenho, se mal utilizado. Portanto, é de suma importância que as empresas operem sempre em um ambiente atualizado, sendo também imprescindível o olhar clínico de um gestor para toda a operação. Assim, vale destacar o seguinte questionamento: sua companhia tem conduzido a mudança com a atenção requerida?

Liderança aproximada e coesa

Uma ação elementar na implementação de um processo de transformação digital é o estabelecimento de uma nova cultura organizacional, apoiada totalmente na tecnologia. Para isso, é necessário efetuar um gerenciamento com foco na reestruturação, sendo que o líder é o principal responsável por envolver a sua equipe de profissionais em toda a execução. Seja por meio de novos treinamentos ou da implementação gradativa, o fato é que toda e qualquer inovação deve começar pelos gestores. Assim, a liderança deve assumir o comando desses processos e conduzir as equipes durante a jornada de transformação.

Neste sentido, para obter o sucesso desejado, o investimento deve ser feito de forma diversificada, sem concentrar esforços apenas em ferramentas tecnológicas, mas também em planejamento e gestão de pessoas. Esses são os responsáveis diretos pelo manejo das soluções no dia a dia. Portanto, não adianta ter os melhores produtos do mercado se não contar com colaboradores alinhados aos objetivos do seu negócio. Sendo assim, a mentoria efetuada deve ter como foco o estreitamento da relação entre o capital humano e esse novo mecanismo.

Análise de resultados para realizar ajustes

Como citado anteriormente, apenas a implementação de soluções automatizadas não garante que as empresas alcançarão os resultados almejados. Isso fica evidente, pois, segundo pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group, 70% das transformações digitais não são concluídas com sucesso. Assim, é necessário a adoção de outras ações complementares, como o desenvolvimento da cultura de implantação e análise de indicadores, que proporciona mais segurança durante a adaptação a esse novo ambiente. As informações referentes a essa nova etapa são essenciais para mapear o desempenho de qualquer método ou equipamento que esteja presente na rotina de trabalho.

Posto isso, o uso da tecnologia na análise das informações proporciona um ganho estratégico, uma vez que, por meio desse recurso, as revisões são mais precisas e muito valiosas. Devido à complexidade dessa ação, muitos executivos não realizam ajustes pontuais para maximizar os resultados, diminuindo a assertividade na tomada de decisão. Sem dúvidas, isso é um equívoco comum na esfera empresarial, que acaba custando a perda de um amplo investimento e, para muitos, a conclusão de um projeto efetivo de digitalização.

De tal modo, fica evidente que a transformação digital requer desde o início um comprometimento com o resultado, que só é possível como uma gestão totalmente focada na sua implementação, analisando seus indicadores e o comprometimento dos colaboradores, pois, devido a essa grande complexidade, o papel do líder é fundamental para guiar a sua equipe e se atentar a pontos específicos, efetuando um gerenciamento que diminui os riscos durante cada etapa.

Fernando Brolo,  sales partner na logithink.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.