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Red Hat e General Motors: unidas pelo veículo definido por software

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A Red Hat e a General Motorsanunciaram uma parceria para ajudar a levar os veículos guiados por software em direção ao edge technology. As companhias esperam expandir o ecossistema de inovação em torno do Red Hat In-Vehicle Operating System, que fornece uma base como sistema operacional Linux com certificação para segurança funcional, com o objetivo de apoiar a contínua evolução da plataforma de software Ultifi, da GM.

A colaboração entre a Red Hat e a GM simboliza um momento significativo na convergência dos setores de transporte e tecnologia, tendo em vista que o sistema operacional open-source, de nível empresarial e nativo em nuvem da Red Hat acelera o desenvolvimento dos programas de veículos definidos por software da GM após o lançamento da Ultifi. Isso irá permitir que as companhias ofereçam a seus clientes mais ferramentas valiosas, de forma responsável, no menor tempo possível de desenvolvimento.

Sistemas de software desenvolvidos para veículos são complexos e exigem um alto nível de proteção contra roubo de dados e cibersegurança por requerem certificações rigorosas por parte das empresas. Atualmente esses requerimentos estendem o processo de desenvolvimento da tecnologia e dificultam as atualizações de software, uma vez que cada atualização exige novas certificações e testagens. Juntas, a GM e a Red Hat pretendem simplificar esse processo e tornar essas renovações de software algo mais simples graças à certificação contínua de segurança funcional na plataforma Ultifi com o Red Hat In-Vehicle Operating System. Algo pioneiro dentro desse ramo.

O software integrado deve dar suporte a várias aplicações, sejam elas relacionadas à segurança dos veículos seja no que tange sistemas avançados de assistência ao motorista, controle corporal, conectividade e infotenimento. O setor de transporte pode se beneficiar com uma inovação mais rápida e melhor sustentabilidade por meio da padronização com o Linux open source e tecnologias nativas em nuvem. Padrões em comum podem auxiliar a reutilização de software a ajudar a alcançar um processo de design mais escalável, dando à GM a capacidade de dedicar mais recursos em novas experiências personalizadas dentro do veículo, novos modelos de veículo e outras funcionalidades que os clientes vão aproveitar.

Com a integração do Red Hat In-Vehicle Operating System à plataforma Ultifi, a GM e a Red Hat devem alcançar:

· A redução dos custos a partir da consolidação da tecnologia e reúso de software por meio de uma plataforma comum.
· Um ciclo de desenvolvimento melhor para lançar produtos mais rapidamente no mercado, sobretudo, a partir novas funcionalidades para clientes e melhorias no software.
· Uma certificação de segurança funcional contínua para sistemas relacionados a aplicações de segurança.
· Criação de novos serviços, modelos de negócios e fontes de receita para todos os elos envolvidos no processo.

A Red Hat vai contribuir com as etapas do lançamento da Ultifi, plataforma de software para veículos de ponta a ponta da GM, que ocorrerá em 2023. A Ultifi possibilitará que a empresa entregue funcionalidades definidas por software de forma mais frequente e aprimorada, além de serviços over-the-air para clientes. Para fazer isso, a plataforma irá separar a aplicação de software do hardware para oferecer interfaces de programação de aplicações para o desenvolvimento de software. Criar uma arquitetura mais flexível, com efeito, disponibilizará mais serviços baseados em nuvem, o desenvolvimento de softwares com mais celeridade e gerará mais valor aos clientes sem afetar controles básicos de hardware.

Essa também é avaliação de Scott Miller, vice-presidente de veículos definidos por software e sistemas operacionais da General Motors, que crê que parceria será benéfica a todo o setor automobilístico, “Incorporar o conhecimento da companhia em soluções open source e redes corporativas renderá frutos à medida que visamos fornecer a plataforma de software mais amigável aos desenvolvedores de todo o setor”, conta.

Como um sistema baseado em Linux, a Ultifi é projetada para ser utilizada universalmente por desenvolvedores e fornecedores da GM e a comunidade de desenvolvedores como um todo. O Linux permite que profissionais habilidosos de vários setores se habituem rapidamente e impulsionem a inovação por meio de ideias que vão além do tradicional. Por meio de seus muitos sensores e grandes quantidades de dados anonimizados, o software para veículos apresenta uma oportunidade única para que os desenvolvedores trabalhem além de dispositivos inteligentes comuns.

O setor automotivo está passando por um divisor de águas, Conforme consumidores começar a reavaliar qual será a experiência de dirigir um carro no futuro. Como líderes em open source e no setor automotivo, respectivamente, a Red Hat e a GM estão a um passo de redefinir e reconectar o ecossistema automotivo, gerando soluções que perdurarão pelas próximas gerações.

Para Francis Chows, vice-presidente e gerente geral de Sistemas Operacionais de Veículos e Edge da Red Hat, essa também tecnologia irá suplantar mudanças dentro das fábricas e montadoras, “Com milhões de linhas de código sustentando sistemas críticos como assistência ao motorista, economia de combustível e mais, os veículos modernos funcionam mais como computadores de alta performance do que como os carros do passado. Agora é a hora de inovar. Estes novos veículos dão ao nosso setor a chance de criar uma plataforma aberta comum sem sacrificar a segurança funcional”, vaticina.

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