Publicidade
Início ESG Tecnologia digital torna cafeicultura mais sustentável

Tecnologia digital torna cafeicultura mais sustentável

0
Publicidade

Em um ano de análises de resultados preliminares de um projeto que utiliza tecnologia digital para economizar água, aplicado em dez propriedades cafeeiras na região de Linhares, no Espírito Santo, a Nestlé Brasil chegou a dados que mostram o quanto a tecnologia digital é uma parceira importante para o produtor rural.

A Companhia utiliza a ferramenta digital desenvolvida pela Agrosmart, agtech que utiliza tecnologia e design para trazer inteligência climática ao campo e implementar práticas ESG ao longo de toda a cadeia agroalimentar. Neste caso, a plataforma utiliza informações de 10 sensores de solo para medir a umidade, 10 pluviômetros que mensuram a quantidade de chuva, estação meteorológica que faz o monitoramento das condições atmosféricas, previsão do tempo e sistema de manejo do uso de água para orientar diariamente o produtor sobre a necessidade de irrigação da lavoura, assim como a quantidade ideal a ser utilizada. Diariamente, os cafeicultores beneficiados pelo programa recebem via WhatsApp as métricas obtidas através da tecnologia implementada e a recomendação para o período sobre a quantidade adequada e o tempo para acionar e desligar os sistemas de irrigação.

O projeto vem coletando dados, monitorando, reportando e verificando parâmetros ambientais, sociais e de governança desde 2019. Agora, reporta seus primeiros resultados consolidados considerando o fechamento fevereiro/2021 a abril/2022, a Companhia analisa a eficiência da iniciativa a partir dos dados obtidos e desenha práticas voltadas à conservação de água, além de avaliar como dar escala à iniciativa.

Com isso, considerando as 10 propriedades rurais, houve uma economia de 44 milhões de litros de água, o que representa uma redução de 56% no volume destinado à irrigação dessas fazendas parceiras. Na comparação com o manejo antigo, à base de turnos de rega, houve também uma economia de 63% no consumo de energia elétrica.

O objetivo do projeto é ampliar a eficiência hídrica ao otimizar o uso de água em regiões mais susceptíveis a períodos de seca, sendo fundamental para a produção de café Conilon no Espírito Santo — principal estado produtor da espécie, segundo dados do Censo Agro de 2017 do IBGE — e para a Nestlé, uma das maiores compradoras deste café no País.

Essa é uma iniciativa dentro do programa Cultivado com Respeito, que conta com técnicos agrícolas e agrônomos que trabalham com foco na sustentabilidade das propriedades rurais e na evolução do café conilon, oferecendo eventos como palestras e treinamentos técnicos, além de concursos de qualidade. Para esse projeto, foram consideradas propriedades familiares entre 5 e 20 hectares. “A gestão da água de forma eficiente é fundamental para criar soluções de negócios de longo prazo e impactar positivamente em práticas agrícolas mais sustentáveis e regenerativas”, diz Rodolfo Clímaco, gerente de Agricultura na Nestlé Brasil. “Ao termos um conjunto de dados em tempo real, conseguimos otimizar o uso de água e incluir tecnologias digitais no dia a dia dos produtores rurais parceiros.”

Os produtores participantes têm elogiado a economia e também a qualidade da lavoura. O produtor Douglas Peruchi, de Linhares, com mais de 25 anos de vivência com a cultura do café, conta que ao ter acesso a tecnologias digitais em seu dia a dia, e a um conjunto de dados em tempo real, conseguiu otimizar o uso de água e energia. “O uso consciente e correto do recurso na irrigação, associado a práticas de manejo, análises da umidade do solo e orientações para a adequada nutrição, tudo isso traz ganhos para economia de água e energia, mas também maior qualidade para a lavoura, com maior homogeneidade da produção”, complementa.

Cultivado com respeito

Na cadeia do café, o Nescafé Plan — que no Brasil, ganhou o nome de Cultivado com Respeito –, é o maior programa de sustentabilidade de café no mundo. Na prática, o Programa Cultivado com Respeito mira a sustentabilidade e a melhoria contínua da qualidade: os agricultores aderem a um código de conduta que garante o controle de rastreabilidade, implementação de boas práticas agrícolas, sustentabilidade do negócio e a certificação. A Nestlé é a maior compradora de café sustentável e certificado no Brasil. Atualmente, a Nescafé compra 100% do seu café de origem certificada e possui total rastreabilidade em sua cadeia. Os produtores são certificados pelo 4C — o Código Comum da Comunidade Cafeeira –, o sistema número 1 do mundo para certificação de sustentabilidade e garantia do cultivo e processamento sustentável de café.

Metas para um futuro regenerativo

Em agricultura, para atingir a meta global da Companhia de ser net zero até 2050, será necessário acelerar a implementação de práticas agrícolas mais sustentáveis. Iniciativas como essa integram um amplo plano em regeneração e a jornada percorrida pela Nestlé dentro de seus compromissos em sustentabilidade no Brasil. A Nestlé Brasil, por sua representatividade e tamanho de mercado, atua para liderar a agenda de sustentabilidade no setor da alimentação e a transição para sistemas alimentares regenerativos em escala.

Dessa forma, são três pilares rumo à meta climática global de reduzir pela metade as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2030 e atingir emissões líquidas zero até 2050: agricultura regenerativa, que gera impacto positivo por meio das principais cadeias fornecedoras, com foco em conservação, reabilitação e aumento de produtividade; circularidade, que reduz e elimina o desperdício na cadeia de embalagens; e bioeconomia, que valoriza os biomas brasileiros e suas comunidades por meio de negócios sustentáveis. Assim, foram definidas como metas para o Brasil até o ano de 2025: obter 30% das principais matérias-primas por meio de práticas regenerativas; coletar e reciclar o equivalente a todo o plástico colocado no mercado brasileiro; e conservar 300 mil hectares na Amazônia, gerando renda e promovendo educação para 4 mil pessoas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile