As conversações entre a Microsoft e o Yahoo para uma possível a colaboração entre as duas empresas na área de publicidade na internet chegaram ao fim, porque elas não terem conseguido chegar a um acordo, segundo informou o Yahoo nesta quinta-feira (12/6) por meio de um comunicado.
Embora a companhia dona do site de buscas não tenha adiantado nada a respeito, rumores na imprensa americana dão conta que ela deve anunciar um acordo com o rival Google ainda nesta quinta. Especula-se que o Yahoo pode terceirizar parte ou todo o negócio de buscas para o Google, o que, se confirmado, deve acabar com as chances da Microsoft retomar a oferta que fez à empresa.
Os diretores do Yahoo, incluindo o presidente Roy J. Bostock, reuniram-se com os executivos da Microsoft dia 8 passado. Na mesma reunião, a gigante do software disse claramente que já não estava interessada em comprar o Yahoo, mesmo que a empresa aceitasse o preço oferecido anteriormente, segundo o comunicado. A Microsoft havia oferecido para ficar com o site de buscas US$ 33 por ações, ou US$ 47,5 bilhões, no início de maio.
As conversações entre as duas partes chegaram ao fim porque não conseguiram chegar a um acordo sobre a venda de publicidade na internet, disse o Yahoo no comunicado. A empresa também ressaltou que a venda de toda a operação para a Microsoft não seria bom negócios no longo prazo.
De acordo com fontes próximas ao Yahoo e ao Google, ouvidas pelo jornal New York Times, as duas empresas estariam dando os retoques finais ao acordo, que terá um nível mais limitado na área de publicidade.
Em abril, as duas empresas realizaram um teste de duas semanas em que o Google compartilhou a exibição de anúncios com alguns resultados de busca do Yahoo. O teste, que de acordo com as duas empresas foi bem-sucedido, teve como objetivo avaliar o quanto o Yahoo poderia ganhar com a terceirização de alguns anúncios de buscas do Google, cuja tecnologia é mais eficaz. De acordo com as próprias estimativas do Yahoo, o Google ganha, em média, de 60% a 70% a mais por pesquisa.