Aumentar eficiência não implica necessariamente em reduzir custos com TI, diz consultora

1

A busca por maior eficiência operacional passou a ser um dos tópicos principais das agendas dos executivos de instituições financeiras. Diante desse desafio, os programas de eficiência estabelecidos pelos bancos têm como foco a redução de custos, principalmente os despendidos com tecnologia da informação. Embora a área de TI tenha um papel importante na redução de custos, o impacto das tecnologias nos índices de eficiência das instituições financeiras é limitado, conforme ressaltou Renata Serra, diretora de tecnologia da consultoria Booz & Company, durante o Ciab Febraban 2013.

Na opinião da consultora, os CIOs não devem ter em mente, contudo, que, para aumentar a eficiência dos processos, deve-se exclusivamente reduzir os custos com TI. "Ao contrário, os executivos podem usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente e alavancar receitas", salientou, acrescentando que a adoção de metodologias ágeis também traz mais eficiência aos processos.

Segundo Renata, as estratégias podem se voltar à melhoria da usabilidade e segurança dos canais virtuais, por exemplo, o que leva à maior satisfação dos clientes e, consequentemente, ao crescimento do número de contas correntes. Investir na consumerização de TI, na melhoria das arquiteturas de sistemas e infraestrutura ou em softwares como forma de diferenciação no mercado, ao desenvolver produtos mais complexos, também são formas de aumentar a eficiência sem necessariamente diminuir gastos com tecnologia.

De acordo com pesquisa realizada em 2012 pela Booz & Company, em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), sobre o estágio da tecnologia bancária no país, o índice médio de eficiência registrado pelos bancos brasileiros no ano passado foi de 51,4%. Embora razoável, o número chegou a 47,9% em 2006. Já os gastos com TI no setor bancário crescem, em média, 12,4% ao ano desde 2008, sendo que em 2012, as despesas atingiram R$ 20,1 bilhões.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.