Assembleia de acionistas do Facebook é marcada por forte pressão a Zuckerberg

0

A assembleia geral anual de acionistas do Facebook , ocorrida na terça-feira, 11, foi marcada por fortes questionamentos ao CEO da rede social, Mark Zuckerberg, de investidores insatisfeitos com o desempenho da companhia desde que abriu o capital, em maio do ano passado. Segundo The Wall Street Journal, o "ataque" dos acionistas demonstra o quão longe Zuckerberg terá de ir para convencer Wall Street de que tem capacidade e habilidade de construir o tipo de negócio que esperam.

 De maio do ano passado para cá, o preço das ações da companhia caíram cerca de 40% em relação ao valor negociado na oferta pública inicial (IPO) e esse foi o assunto que dominou a reunião, já que o próprio Zuckerberg abriu a reunião demonstrando preocupação com o desempenho dos papéis na bolsa eletrônica Nasdaq. "Estamos decepcionados com o desempenho das ações no último ano", disse. "Esperamos que haja flutuações", resumiu o CEO.

Os papéis do Facebook encerraram o pregão desta quarta-feira, 12, cotados  a US$ 23,73 cada, preço 1,25% abaixo do fechamento do dia anterior. Já no IPO, ocorrido em 18 de maio de 2012, as ações fecharam valendo US$ 38,23, patamar que nunca mais foi atingido no último ano.

Zuckerberg defendeu o modelo de negócio da companhia e suas recentes decisões, como as alterações em seus aplicativos móveis e novos anúncios de produtos, argumentando que há sinais de força nos negócios da empresa, principalmente em mobilidade, segmento que gerou de 30% de receita com anúncios. O CEO disse ainda que o preço das ações não afetou seu roteiro para o Facebook. "Nada me fez pensar que a estratégia fundamental está errada". Contudo, a empresa ainda sofre pressões para alavancar suas margens, sem se tornar uma página comercial ao extremo.

Em meio aos questionamentos dos investidores sobre o desempenho das ações, chamado de "desastre" por um deles,  Zuckerberg tentou garantir que se preocupa em ganhar dinheiro e está ativamente envolvido na descoberta de novas ideias para fazer mais dinheiro. "Estou muito bem versado em nosso negócio de publicidade", disse. Apesar da tensão, os acionistas votaram a favor da agenda de gestão da companhia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.