A Pure Storage, fornecedora de matrizes de estado sólido, anunciou nesta sexta-feira, 12, o lançamento do Pure1, plataforma para gerenciamento e suporte de armazenamento de dados baseada em nuvem. De acordo com a empresa, a plataforma reúne os anteriormente fragmentados processos de gerenciamento e suporte na nuvem, permitindo que clientes, parceiros e a equipe da Pure Storage trabalhem juntos para uma coordenação ininterrupta e suporte ultraproativo.
O principal apelo da Pure1, de acordo com Matt Kixmoeller, vice-presidente de produtos da Pure Storage, está na redução de custos com Capex (dispêndios de capital) e Opex (custos operacionais), por eliminar servidores dedicados ao gerenciamento de armazenamento onde as matrizes estão localizadas, além de simplificar a integração com aplicativos em ambientes de virtualização e computação em nuvem.
O Pure1 foi desenvolvido com base na fundação do Pure1 Cloud, expansão da tecnologia existente CloudAssist da Pure, e é constituído de quatro elementos: gerenciamento, suporte, conexão e colaboração. “O gerenciamento de armazenamento e o suporte tradicionais deixam muito a desejar, com suas ferramentas complexas e caras de gerenciamento de software, uma experiência reativa de suporte centrada em chamadas telefônicas e o conceito de que o cliente deve fazer a ponte para que tudo funcione. A Pure sabia que seria necessária uma mudança fundamental e que o modelo completo de gerenciamento de armazenamento e suporte poderia ser unificado, e assim inovou, usando uma abordagem baseada em nuvem, uma filosofia proativa e a automação da tecnologia”, diz Kixmoeller.
Segundo ele, com o Pure1 Manage, a equipe de TI só precisa de um navegador para monitorar, de qualquer lugar, FlashArrays distribuídos por todo o mundo em uma única tela, e uma conexão através de seu firewall permite uma administração completa. As interfaces de usuário são simples e intuitivas, capacitando um administrador geral de TI a rapidamente dominar o gerenciamento de FlashArrays.
“Com Pure1 Manage, a produtividade móvel também se torna uma realidade, porque a equipe de TI não está mais amarrada a mesas de escritório ou laptops para monitorar o armazenamento. Os clientes têm à mão as informações necessárias para solucionar problemas potenciais de aplicativos, devolvendo-lhes o tempo valioso para aplicar em projetos mais estratégicos”, explica Kixmoeller.