UE oficializa apoio ao plano para tornar Icann multissetorial e independente dos EUA

0

Os governos da União Europeia oficializaram nesta sexta-feira, 12, o apoio ao plano para tornar a Icann, a Corporação de Atribuição de Nomes e Números na Internet que cuida da distribuição global dos nomes de domínio dos sites da web e dos endereços IP, independente do governo dos EUA e inseri-la num processo de globalização e multissetorial ("multistakeholder" em inglês).

No ano passado, o governo dos EUA disse que planejava não renovar o contrato de supervisão da Icann — que tem realizado desde 1998 por meio do Departamento de Estado — que termina neste ano. Mas o governo americano estabeleceu condições para o fim do controle estatal. A principal é que o sistema de nomes de domínio (DNS, na sigla em inglês) não seja controlado por governos.

O que os americanos pregam é um controle multissetorial da Icann, exatamente a mesma visão que foi encampada pela maioria dos países que participaram da NETmundial, conferência sobre governança da internet realizada no ano passado em São Paulo.

O Conselho Europeu, representando os 28 Estados-membros do bloco econômico, ratificou essa posição nesta sexta-feira, apoiando a elaboração do plano, ou seja, que a governança da internet seja mantida livre de " interesses comerciais ou governamentais".

Temor com prazo de transição

O endosso da União Europeia ao plano é resultado do esforço do próprio presidente da Icann, Fadi Chehadé, para obter o apoio dos governos do mundo todo para tornar a organização independente e mantê-la como administradora global dos nomes e endereços da web. Atualmente, a Icann é regida por uma estrutura complexa de governos, interesses comerciais e comitês semi-independentes.

Em uma entrevista ao The Wall Street Journal, Chehadé disse que a China e o Brasil já haviam apoiado a ideia, mas que a Rússia, China, Índia e Cuba defendem que a internet seja controlada pelos governos. Tanto que a Rússia se negou a assinar o documento final da NETmundial.

O presidente da Icann, que recentemente anunciou que planeja deixar o cargo em março de 2016, disse que a Rússia agora está esperando para ver se os EUA vão cumprir o compromisso de não renovar o contrato com a organização. "Indiscutivelmente, o jogador mais importante a se prestar atenção é a Índia", disse Chehadé, citando os 300 milhões de usuários de internet do país, sua economia IT-centric e sua "notável influência sobre os países médios do mundo". "A posição da Índia sobre isso é muito crítica", ressaltou ele.

A atitude dos EUA de desistir de supervisionar a Icann se deveu em grande parte a tentativa de aliviar o mal estar causado pelas revelações de Edward Snowden do programa de espionagem em massa da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA.

Na entrevista, Chehadé disse que teme que a transição demore e os EUA mantenha o seu papel de supervisão por mais tempo que o esperado. "Se levar anos para implementar isso, e [a Icann] permanecer sob administração dos EUA, então pode haver um monte de forças ao redor do mundo que não terão paciência para que isso seja finalizado", disse ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.