Publicidade
Início Notícias Gestão Câmara lança novos portais nesta terça-feira

Câmara lança novos portais nesta terça-feira

0
Palácio do Congresso Nacional
Publicidade

Em comemoração aos cinco anos de vigência da Lei de Acesso à Informação (12.527/11), a Câmara dos Deputados apresenta nesta terça-feira, 13, os novos portais Dados Abertos e Desafio. A iniciativa faz parte do Câmara Aberta, que busca promover a interação entre Parlamento e sociedade.

Na ocasião, também será lançado o Manual de Procedimentos para o Tratamento da Informação com Restrição de Acesso, que traz orientações sobre o credenciamento de servidores para o processamento técnico de informações de acesso restrito.

O portal Dados Abertos substitui a página de “Dados Abertos” disponível no portal institucional da Câmara na internet. Adaptado para dispositivos móveis, o ambiente reúne listas e conjuntos de dados sobre órgãos e assuntos da Casa. Atualmente, informações sobre gastos parlamentares da cota e proposições são os mais consultados.

Entre as inovações, o portal Dados Abertos amplia sua utilização para o público leigo em programação, mas que sabe usar planilhas, e permite o compartilhamento de trabalhos produzidos por comunidades, promovendo maior interação entre os cidadãos. Também traz uma linguagem adequada a diferentes públicos e disponibiliza vídeos com tutoriais sobre como baixar e utilizar os dados.

Portal Desafio

No portal Desafio, a Câmara convida a sociedade a participar da resolução de problemas do Legislativo. Cada desafio é uma competição em que é lançado um problema para a sociedade solucionar.

Dirigido a qualquer pessoa ou empresa, o portal Desafio busca usar a tecnologia da informação para criar instrumentos de aproximação com a sociedade e, ao mesmo tempo, promover a modernização do ambiente legislativo com a captação de ideias inovadoras.

Lei de Acesso à Informação

Desde que a Lei de Acesso à Informação entrou em vigor, há cinco anos, a Câmara dos Deputados recebeu 259.048 solicitações de informações, das quais 107 (0,04%) foram indeferidas e 233.335 (90%) foram respondidas em até 24 horas.

Os cinco temas mais solicitados foram relacionados a assuntos institucionais (40,6%), proposições (26,4%); legislação (14%); deputados (12,3%); e atividade legislativa (6,7%).

Câmara Aberta

O Câmara Aberta faz parte do esforço da Câmara dos Deputados em atender ao propósito do Parlamento Aberto, compromisso do qual fazem parte legislativos de várias nações e que se pauta pela transparência e disponibilização de canais que promovam a interação com a sociedade. O Brasil é signatário do Parlamento Aberto, juntamente com outros 52 países, desde 2012. As informações são da Agência Câmara.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile