Telefônica | Vivo desafia as gigantes Amazon e Microsoft no universo de cloud pública

0

A Telefônica | Vivo lançou nesta segunda-feira, 12, uma plataforma de cloud pública, baseada na sua infraestrutura de conectividade, a solução de virtualização da VMWare e hardware (servidores, storage e dispositivos de rede) da Huawei.

Na sua versão 3.0,  o Vivo Cloud Plus traz inovações que automatizam o ambiente ao ponto de torna-lo competitivo frente aos rivais nomeados pela Telefônica – a Microsoft Azure e a Amazon AWS.

Segundo a operadora, o serviço configurado em conjunto com os parceiros VMWare e Huawei apresenta custos entre 10% e 30% menores e desempenho 20% superior. "É uma oferta para médias e grandes empresas, com um contingente acima de 50 funcionários", define Alex Salgado, vice-presidente da área corporativa (B2B) da Telefônica | Vivo.

Um dos diferenciais da solução, segundo Fabio Costa, presidente da VMWare, será a facilidade de migração de uma cloud privada para o ambiente público, principalmente por força da hegemonia da VMWare. "Temos praticamente 90% do market share de virtualização, algo que facilita a interoperabilidade entre nuvens", frisa o executivo.

Dentre as novas funcionalidades, destaque para os serviços de auto scaling e plan scaling, que garante escalabilidade automática e programada para ajuste dos recursos com base em políticas configuráveis, possibilitando a redução de custos e atendimento de picos de demanda; o middleware as a service, permite a implementação automatizada de bancos de dados, frameworks de desenvolvimento, servidores de diretório, servidores de diretório, servidores web ou servidores de aplicações; e o disaster recovery as a service, que permite dispor de um sistema de redundância geográfica, permitindo o uso de maquinas protegidas em caso de desastre, tanto entre os data centers da Vivo ou entre a infraestrutura privada do cliente e o VCP. Já o novo portal oferece autogestão de todos os recursos de computação, armazenamento, banco de dados, rede e segurança de forma simplificada e integrada.

Além disso, por meio da parceria com a VMware, a Vivo lançará, a partir do segundo semestre deste ano, o Vivo Cloud Foundation, uma revolução no conceito de Datacenter Definido por Software, direcionado aos clientes que desejam um ambiente 100% híbrido, nativamente integrado por meio da plataforma VMware Cloud Foundation. Além dos benefícios já conhecidos da virtualização, esta plataforma permite uma maior economia de escala, movimentação de cargas de trabalho entre o datacenter do cliente e a nuvem pública sem qualquer impacto nas aplicações, tudo isso com controle e segurança para todos os processos de negócio dos clientes.

Vivo e VMware contribuem mutuamente no desenvolvimento dos produtos e serviços, em âmbito global, para a evolução e implementação dos serviços de nuvem em diversos países. A Huawei também participa desta parceria estratégica com a Vivo fornecendo tecnologia para os serviços "bare metal" – infraestrutura física que suporta o VCP.

A Vivo oferece uma extensa gama de serviços de TI para pequenas, médias e grandes empresas. A operadora possui um dos poucos datacenters na América Latina a possuir certificação TIER III em design, facilities e operations, oferecendo também serviços para hosting e colocation.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.