Publicidade
Início Notícias Negócios Telefônica | Vivo desafia as gigantes Amazon e Microsoft no universo de...

Telefônica | Vivo desafia as gigantes Amazon e Microsoft no universo de cloud pública

0
Publicidade

A Telefônica | Vivo lançou nesta segunda-feira, 12, uma plataforma de cloud pública, baseada na sua infraestrutura de conectividade, a solução de virtualização da VMWare e hardware (servidores, storage e dispositivos de rede) da Huawei.

Na sua versão 3.0,  o Vivo Cloud Plus traz inovações que automatizam o ambiente ao ponto de torna-lo competitivo frente aos rivais nomeados pela Telefônica – a Microsoft Azure e a Amazon AWS.

Segundo a operadora, o serviço configurado em conjunto com os parceiros VMWare e Huawei apresenta custos entre 10% e 30% menores e desempenho 20% superior. “É uma oferta para médias e grandes empresas, com um contingente acima de 50 funcionários”, define Alex Salgado, vice-presidente da área corporativa (B2B) da Telefônica | Vivo.

Um dos diferenciais da solução, segundo Fabio Costa, presidente da VMWare, será a facilidade de migração de uma cloud privada para o ambiente público, principalmente por força da hegemonia da VMWare. “Temos praticamente 90% do market share de virtualização, algo que facilita a interoperabilidade entre nuvens”, frisa o executivo.

Dentre as novas funcionalidades, destaque para os serviços de auto scaling e plan scaling, que garante escalabilidade automática e programada para ajuste dos recursos com base em políticas configuráveis, possibilitando a redução de custos e atendimento de picos de demanda; o middleware as a service, permite a implementação automatizada de bancos de dados, frameworks de desenvolvimento, servidores de diretório, servidores de diretório, servidores web ou servidores de aplicações; e o disaster recovery as a service, que permite dispor de um sistema de redundância geográfica, permitindo o uso de maquinas protegidas em caso de desastre, tanto entre os data centers da Vivo ou entre a infraestrutura privada do cliente e o VCP. Já o novo portal oferece autogestão de todos os recursos de computação, armazenamento, banco de dados, rede e segurança de forma simplificada e integrada.

Além disso, por meio da parceria com a VMware, a Vivo lançará, a partir do segundo semestre deste ano, o Vivo Cloud Foundation, uma revolução no conceito de Datacenter Definido por Software, direcionado aos clientes que desejam um ambiente 100% híbrido, nativamente integrado por meio da plataforma VMware Cloud Foundation. Além dos benefícios já conhecidos da virtualização, esta plataforma permite uma maior economia de escala, movimentação de cargas de trabalho entre o datacenter do cliente e a nuvem pública sem qualquer impacto nas aplicações, tudo isso com controle e segurança para todos os processos de negócio dos clientes.

Vivo e VMware contribuem mutuamente no desenvolvimento dos produtos e serviços, em âmbito global, para a evolução e implementação dos serviços de nuvem em diversos países. A Huawei também participa desta parceria estratégica com a Vivo fornecendo tecnologia para os serviços “bare metal” – infraestrutura física que suporta o VCP.

A Vivo oferece uma extensa gama de serviços de TI para pequenas, médias e grandes empresas. A operadora possui um dos poucos datacenters na América Latina a possuir certificação TIER III em design, facilities e operations, oferecendo também serviços para hosting e colocation.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile