Publicidade
Início Notícias Negócios FEBRABAN anuncia 1a rede de blockchain para bloquear dispositivos “comprometidos”

FEBRABAN anuncia 1a rede de blockchain para bloquear dispositivos “comprometidos”

0
Publicidade

A FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos e a CIP – Câmara Interbancária de Pagamentos anunciaram nesta quarta-feira, 12, o lançamento da Rede Blockchain do Sistema Financeiro Nacional (RBSFN) , a primeira rede blockchain para o setor, a device ID, que servirá para registrar e distribuir as informações sobre dispositivos comprometidos.

Implementada pela CIP, que vai bancar o projeto por um ano, a iniciativa utiliza plataforma Hyperledger Fabric, da IBM,  um projeto colaborativo baseado em código aberto, e que conta com a participação do Banrisul, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Itaú, JP Morgan, Original, Santander e Sicoob. Novos bancos poderão aderir à rede no futuro, inclusive os bancos digitais.

O projeto foi apresentado durante o CIAB FEBRABAN do ano passado como um protótipo desenvolvido de forma colaborativa por bancos e instituições financeiras. O projeto foi coordenado pelo trabalho (GT) Blockchain FEBRABAN, criado em 2016 para estudar a tecnologia, que agora definiu a estrutura de governança do projeto, que será constituído por um comitê estratégico; outro gestor, que vai supervisionar as operações da rede, além de instrumentos jurídicos e de segurança.

O device ID usa blockchain para compartilhar identificações de dispositivos móveis. A partir dessas identificações, as instituições financeiras poderão enriquecer seus sistemas antifraude para verificar se um dispositivo específico é confiável ao avaliar, por exemplo, se é um aparelho perdido, furtado ou roubado.

Joaquim Kiyoshi Kavakama, superintendente geral da CIP – Câmara Interbancária de Pagamentos, explicou que o o grupo vai trabalhar para desenvolver novas aplicações, como por exemplo da plataforma Corda para transações financeiras, a troca de identidades de clientes (Know your Customer) entre os bancos, entre outras soluçares que serão divulgadas no futuro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile