Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) O que fazer e o que não fazer na implantação da LPGD...

O que fazer e o que não fazer na implantação da LPGD na sua empresa

0
Publicidade

Durante o painel  LGPD na Prática – Passo a Passo para a Adequação, que aconteceu na 2ª edição do Data Protection Forum, nesta terça-feira, 11, em São Paulo, os especialistas Luis Fernando Prado, sócio da Daniel Advogados e Isabella Becker, gerente da área de Cyber Security e Privacidade da KPMG do Brasil, abordaram didaticamente os prós e contras na implantação de projetos de aderência à legislação do ponto de vista jurídico e tecnológico, como consultores especializados. 

Segundo Luiz Fernando Prado do ponto de vista jurídico os erros mais comuns para desenvolvimento em projetos dessa natureza são:

1- Subestimar esforços necessários

2- Não garantir a interdisciplinariedade ( jurdíca e técnica_)

3- Partir de premissas legais erradas ( ler e entender a lei,  esclarecer cada conceito)

4- Não mudar a cultura  – dos dados pessoais -deve se  incorporar no dia a dia ( não só no papel ) e aliar isso como  esforço em diferencial de marketing

 5- Pensar que o processo de implantação da  LGPD  como uma corrida- tudo deve ser feito com compliance num  processo contínuo e  permanente.

“A adequação da Lei, passo a passo, exige observar conceitos básicos como:  simplicidade, eficiência, customização e atualização. Estas etapas são fundamentais para uma correta implantação do ponto de vista da consultoria Jurídica “, lembrou Prado.

Para a especialista da KPMG, a implantação do ponto de vista técnico passa pelos mesmos prós e contras. “Já que se trata essencialmente de um projeto de compliance não se deve subestimar a quantidade de processos mapeados (e não confundir processo e fluxo, que possuem tratamentos diferentes), não tratar o processo apenas com C-Level – o processo deve envolver toda a empresa de P to P ( do porteiro a presidente). Não tratar o projeto como se tivesse fim, não treinar os colaboradores logo no onboarding e não pensar na implantação antes do assessment da empresa”, recomendou.

A especialista  lembra que, como quesitos relevantes  para o sucesso da implantação do ponto de vista técnico de um projeto, é preciso que sejam feitas entrevistas de mapeamento, utilização de plataformas  para gestão de privacidade, assessment de segurança da informação, tratar incidentes de dados pessoalmente e recomenda  que cada líder seja o âncora de sua indústria.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile