Concremat investe na startup Stant e reforça estratégia de inovação

0

A Concremat começa a colher os resultados de seu primeiro movimento de corporate venture capital com a aquisição de 30% da startup Stant, desenvolvedora de uma plataforma mobile de gestão de obras.

O investimento é fruto de uma jornada de inovação iniciada dentro da empresa e que abriu as portas da companhia para a inovação aberta. No processo, a Concremat se tornou parceria da ACE, uma das maiores aceleradoras da América Latina, que a conectou à Stant. A entrada da Concremat como acionista da startup acontece dois anos depois de a plataforma começar a ser adotada pela companhia em sua Unidade de Negócio Multisites para o gerenciamento de centenas de obras simultâneas de agências bancárias no Brasil inteiro.

Embora inovação pareça ser a palavra de ordem no mundo corporativo, a aposta da Concremat não encontra muitos pares no mercado. De acordo com estudo feito pela Harvard Business Review, a construção civil é um dos ramos que menos investe em pesquisa e desenvolvimento. Na área específica de infratechs, onde a companhia se posiciona, o volume é ainda menor.

No Brasil, o Mapa de Statups 2020 da Terracota Ventures, empresa de investimentos em inovação nos setores de construção civil e mercado imobiliário, revela que 65% das startups na área são concentradas em soluções ligadas ao mercado imobiliário e de propriedades em uso. "De forma geral, empresas que já definiram uma estratégia digital e concluíram investimentos efetivos ligados à inovação saíram na frente de quem teve que acelerar a digitalização por conta da pandemia", diz Bruno Loretto, cofundador da Terracota.

De fato, a utilização da Stant acabou se revelando estratégica no contexto atual de restrições impostas pelo combate à Covid-19. "As soluções digitais ficaram ainda mais presentes no dia a dia de trabalho das pessoas neste momento, e essa nova intensidade de uso das ferramentas digitais, como a Stant, será um legado e irá auxiliar numa mudança permanente na forma com que trabalhamos", avalia Arthur Sousa, vice-presidente de Engenharia da Concremat.

"Nossos esforços de inovação são orientados em gerar mais valor aos clientes. Em engenharia, estamos desenvolvendo projetos com a metodologia BIM, de maturidade alta. E, nas atividades de gerenciamento, supervisão e fiscalização, encontramos na Stant uma nova forma digital de operação que une inteligência de dados e ganhos de produtividade, capturados com simplicidade na gestão e resolução de problemas na ponta", destaca Arthur.

No caso da Concremat, com a mudança de parceira para acionista, a ideia é levar a plataforma para todos os clientes de gerenciamento, supervisão e fiscalização já a partir do segundo semestre deste ano – o que deve mais do que dobrar o número de usuários, que hoje gira em torno de 400. Hoje a ferramenta já está em testes em contratos das áreas de Mineração e Petróleo & Gás.

"Agora como acionistas da Stant, que também tem outros clientes, pretendemos apoiar os esforços de estratégia e governança e contribuir para o crescimento da empresa", destaca Mauro Viegas Neto, presidente executivo da Concremat.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.