Publicidade
Início Inovação Marketing Digital Panorama de Vendas: 74% das empresas que não conseguem atingir metas de...

Panorama de Vendas: 74% das empresas que não conseguem atingir metas de vendas em 2023

0
Publicidade

74% das empresas brasileiras não atingiram seus objetivos de vendas em 2023, é o que aponta a terceira edição do Panorama de Vendas, levantamento da RD Station com cerca de 1.500 empresas de todas as regiões, portes e segmentos e análise de bilhões de dados de uso das ferramentas. A taxa é ainda maior do que em 2022, quando 71% das empresas não conseguiram bater as metas. O setor B2C é o que mais enfrentou dificuldades, com apenas 23% de sucesso.

“Percebemos ano a ano o aumento percentual de quem não consegue cumprir as metas e, assim como na última edição, nota-se a relação direta com a falta de processos e ferramentas adequadas. Ainda que 66% dos profissionais afirmem que ter processos bem definidos é a iniciativa mais importante para garantir resultados, quase 70% responderam não ter de fato.  A boa notícia é que existem ferramentas e planos de ação disponíveis no mercado para todas as lacunas apontadas”, explica Erika Tornice Lopes, CRO da RD Station.

Falta de processos, metas desalinhadas com o objetivo macro das empresas, pouco comunicadas ao time, e pouca integração com a área de marketing são algumas das hipóteses levantadas ao longo do estudo. Um forte indicativo é que mais da metade dos respondentes afirmou não utilizar uma ferramenta de CRM – o que dificulta uma boa gestão dos contatos, dificultando o dia a dia na operação, e apenas 15% dizem que a integração entre Marketing e Vendas é satisfatória em suas empresas.

Apesar das dificuldades no cenário de 2023, as empresas demonstraram otimismo para 2024: 91% projetam crescimento em relação ao ano passado. Dentre estas, 44% projetam crescer entre 10% e 50%.

Tecnologias cada vez mais necessárias

A integração com o time de marketing e o uso eficaz de tecnologias, como a inteligência artificial, e de canais, como o WhatsApp, são essenciais para melhorar o desempenho comercial das organizações no Brasil. O Panorama de Vendas 2024 apontou que tem aumentado a adoção destas ferramentas para vendas. Em IA, os usos mais mencionados são para criação de conteúdo e copy (22%) e criação de pitch (discurso) de vendas (12%). Ainda sobre o uso, 55% apontaram maior produtividade do time como uma das maiores vantagens.

Já o WhatsApp segue como o canal preferido dos respondentes no quesito sucesso no contato com o cliente ou oportunidade, sendo apontado por 70% como o canal que apresenta maior taxa de sucesso.

Diante dos números, não surpreende o fato que o uso profissional do WhatsApp, integrado aos demais canais de vendas, seja apontado como a principal tendência pelas empresas para 2024 (57%).

“Os insights de mercado somados aos dados das nossas ferramentas reunidos no Panorama de Vendas são supervaliosos para todos que trabalham com vendas traçarem estratégias. Vemos na prática que extrair o melhor das tecnologias que se fazem cada vez mais presentes, como inteligência artificial, e de cada canal, como o WhatsApp, só traz impactos positivos. Um exemplo são os clientes que já usam a extensão para WhatsApp do RD Station CRM e geram 40% mais vendas no comparativo de quem não usa”, finaliza Erika.

Sobre os Panoramas de Marketing e Vendas

Os Panoramas de Marketing e Vendas 2024 são estudos realizados pela RD Station com o apoio da TOTVS, RD Station Conversas, Exact Sales e Lexos sobre o cenário brasileiro de marketing e vendas. Foram entrevistados mais de 3 mil profissionais das áreas – 1.827 de Marketing e 1.484 de Vendas – e analisados bilhões de dados das ferramentas RD Station Marketing e RD Station CRM, tornando os Panoramas o maior estudo nacional do setor. Além disso, as pesquisas também trazem dicas práticas, servindo como um guia estratégico para a evolução das empresas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile