Obra do novo CCOx do Metrô de São Paulo avança com foco em eficiência operacional

0

A modernização da infraestrutura operacional do Metrô de São Paulo avança com a execução da obra do novo CCOx (Centro de Controle Operacional Xperience), considerada um marco importante na melhoria da gestão e supervisão da rede metroviária. O projeto, que apresenta soluções eficientes e bem estruturadas, conclui o estado da arte em tecnologia no transporte sobre trilhos.

O novo CCOx prevê um salto tecnológico em relação ao antigo, com painéis full LED de alta resolução e videowall sem bordas e consoles configuráveis por login, eliminando a rigidez dos postos fixos de trabalho. Os sistemas operam em um data center de alta disponibilidade, com infraestrutura redundante, mais segurança e eficiência energética. O espaço também foi projetado para suportar novas tecnologias, como o SME3 (monitoramento inteligente por câmeras), e está preparado para expansões e futuros desafios operacionais.

Um dos destaques da modernização é o novo videowall, que terá cerca de 36 metros de comprimento por 3,35 metros de altura. A estrutura será composta por 90 telas premium de 55 polegadas, organizadas em uma matriz de 30 colunas. As telas, com tecnologia 4K e alta resolução, permitirão uma visualização ampla, nítida e dinâmica das informações operacionais, favorecendo as tomadas de decisões mais ágeis e assertivas. A estrutura metálica de sustentação já foi instalada e a montagem das telas está prevista para ocorrer entre agosto e setembro de 2025.

Estágio das obras

A modernização está dividida em três etapas, ou "ondas". A "Onda 1", com 90% dos trabalhos executados, contempla a implantação de uma nova sala de computadores, que terá papel fundamental no suporte às operações. Já a "Onda 2" envolveu a migração do CCO antigo do 1° para o 2° andar do edifício, algo inédito em seus mais de 50 anos de funcionamento ininterrupto. Essa etapa permitiu a continuidade dos serviços sem interrupções durante as obras mais profundas. Atualmente, está em andamento a "Onda 3", que compreende a modernização completa e o retrofit do primeiro andar do prédio do CCO, com previsão de conclusão até o fim de 2025.

A nova "sala negra", ou Sala de Controle, do CCOx, com 364,33 m², será o coração da operação e contará com equipamentos de alta capacidade. O sistema computacional contará com 80 servidores e uma capacidade total de 7.680 GB de memória RAM e 76,8 TB de armazenamento em disco, garantindo maior velocidade de processamento e robustez na gestão de dados estratégicos para a operação do sistema metroviário.

O novo CCOx também contará com 56 novos postos de trabalho, projetados para oferecer conforto e funcionalidade aos operadores. Cada estação será equipada com uma poltrona giratória e um console com tampo em madeira de altura ajustável, painel frontal, suporte para monitor, thinclient (mini PC) e infraestrutura completa de tomadas elétricas e de rede.

Além dos avanços tecnológicos, a obra traz melhorias importantes nos aspectos de conforto e bem-estar dos profissionais. Foram incluídas soluções para aprimorar a climatização, a iluminação e a ergonomia dos postos de trabalho, beneficiando tanto a Sala de Controle quanto os ambientes de apoio operacional. Essas intervenções visam proporcionar um ambiente mais adequado ao desempenho das funções críticas realizadas no CCO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.