Sensedia anuncia início da habilitação de APIs para portabilidade de empréstimo pessoal

0

A Sensedia já deu início a mais uma etapa no âmbito de evolução do Open Finance no país: a preparação de ambientes via APIs para habilitação da portabilidade de crédito. A empresa, inclusive, já está em fase de desenvolvimento de projetos para instituições financeiras.

Prevista pelo Bacen para entrar em vigor à população geral em dezembro deste ano, na prática, a portabilidade de crédito via Open Finance permitirá que os usuários transfiram suas operações de empréstimo pessoal entre instituições financeiras de forma rápida e prática. Essa operação vai gerar ofertas mais vantajosas, como taxa de juros menores ou melhores condições de pagamento, por exemplo.

Fases do projeto

Nesta primeira fase do projeto, o foco será no produto Crédito Pessoal Clean (CPC), modalidade mais simples de um empréstimo realizado para pessoa física, que não necessita de nenhum bem como garantia da operação.

De acordo com regulação do Bacen, neste momento, a obrigatoriedade vinculada à participação no processo é aplicada às instituições credoras – onde o usuário possui o contrato de crédito que se pretende portar –, classificadas como S1 e S2 e instituições com mais de 5 milhões de clientes.

No caso de instituições proponentes, que são aquelas para as quais o cliente deseja transferir sua operação de crédito, a participação é voluntária.

]Além disso, a participação voluntária no compartilhamento de dados e, consequentemente, na portabilidade, também implicará a participação de todas as instituições do conglomerado.

Além dos benefícios oferecidos aos clientes, como melhores ofertas, desburocratização de processos e otimização da jornada de crédito e experiência do usuário, a portabilidade de crédito via Open Finance também pode se transformar em uma vantagem competitiva para as instituições financeiras participantes do ecossistema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.