A Intellectual Ventures, empresa especializada na compra e registro de patentes de tecnologia, entrou com ação na Corte de Washington na qual acusa 12 empresas de terem violado cinco patentes de sua propriedade. Entre as empresas, estão a HP, Dell, Acer, Logitech, Kingston e as varejistas Best Buy e Walmart, segundo o blog especializado em tecnologia TechCrunch.
As patentes, segundo a Intellectual Ventures, referem-se as tecnologias de memória DRAM – usada em computadores -, dispositivo de memória com acesso selecionável, memórias com decodificação de endereço programável, circuitos, sistemas e métodos para melhorar o acesso a páginas e bloquear transferências no sistema de memória, além de sistemas e arquiteturas de memória de múltiplos bancos.
No processo, a Intellectual Ventures afirma que adquiriu mais de 30 mil ativos de tecnologia até o momento e pagou "centenas de milhares de dólares" pelas invenções. A empresa também alega que investiu cerca de US$ 2 bilhões no licenciamento dessas patentes, além de "desenvolver invenções próprias".
A Intellectual Ventures é liderada pelo ex-CTO da Microsoft, Nathan Myhrvold, e detém um considerável acervo de patentes desde sua fundação, no ano 2000. Em dezembro do ano passado, ela entrou com um processo contra nove companhias de tecnologia, incluindo McAfee e Symantec.
- Processo