Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Grande parte dos ‘tomadores de decisão’ admite não possuir estratégia para transformação...

Grande parte dos ‘tomadores de decisão’ admite não possuir estratégia para transformação digital

0
Publicidade

Para 86% dos chamados tomadores de decisão, a transformação digital irá desempenhar um papel-chave no mercado, porém, 40% deles admitem não possuir uma estratégia para implantação do novo conceito. É o que revela pesquisa global realizada pela IFS, fornecedora de software de gestão empresarial, para a qual foram entrevistados cerca de 500 tomadores de decisão seniores de empresas em setores como manufatura industrial, construção, varejo, petróleo e gás, automotivo, energia e utilities, além de outras indústrias.

Quando questionados sobre quem dentro da empresa tem a responsabilidade para conduzir a transformação digital, os entrevistados apontaram o CIO (40% das respostas), o CEO (39%) e o CFO (35%), enquanto o CTO (20%) e o CMO (6%) não foram considerados influentes nessa área. A mesma pergunta feita aos C-Levels revelou que frequentemente eles apontam a si mesmos como responsáveis por coordenar a transformação digital. O resultado neste caso demonstrou que 53% dos CEOs consideram a si mesmos responsáveis. O percentuais correspondentes de CFOs e CIOs foram 69% e 63%, respectivamente.

Para 86% dos entrevistados, a transformação digital desempenhará um papel-chave em seus mercados nos próximos cinco anos, porém, ao mesmo tempo, 76% responderam que precisarão de mais informações sobre o novo conceito. Muitas empresas nunca foram muito longe na implementação de estratégias: 40% dos entrevistados afirmaram não possuir uma estratégia clara para a transformação digital.

O executivos também foram solicitados a indicar as tecnologias disruptivas e qual o grau de importância de cada uma delas para impulsionar a transformação digital (veja gráfico abaixo)

Graf_TecnologiasOK

Diferenças regionais

A entrevista revelou também uma série de diferenças regionais no quesito das responsabilidades internas. Entre os poloneses, por exemplo, a maioria acredita que o CIO (57% das respostas) é quem conduzirá a transformação digital. Já 41% acreditam que é papel do CEO. Nos Estados Unidos, a maior parte respondeu que o CFO conduzirá a transformação digital (42%), e apenas 30% acham que o CEO será o responsável — este é o resultado mais baixo na classificação dos CEOs entre todos os países.

No caso do Brasil, 57% dos entrevistados acham que o CTO será o responsável pela transformação digital (o resultado mais alto para CTOs entre todos os países), enquanto os escandinavos entrevistados acreditam que o CIO será um dos responsáveis pela transformação digital (45%), seguido pelo CEO (38%).

Já os asiáticos entrevistados se mostraram em dúvida. A pesquisa identificou que 29% dos entrevistados não sabem quem dentro da organização será o responsável pela transformação.

“A pesquisa mostra que os líderes seniores de grandes indústrias perceberam o potencial que a transformação digital oferece, porém, em muitos casos não possuem uma estratégia implementada para alavancá-la. Parece que ainda há uma grande incerteza a respeito de quem realmente será o responsável por conduzir a transformação digital dentro das corporações. As empresas precisam esclarecer seus objetivos e traçar estratégias claras, a fim de utilizar plenamente o potencial de transformação digital”, afirma Mark Boulton, CMO da IFS.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile