Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Vendas de equipamentos de informática e comunicação caem 2% em maio

Vendas de equipamentos de informática e comunicação caem 2% em maio

0
Publicidade

Em maio de 2016, as vendas de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação recuaram 2% em relação ao mês anterior. Na comparação frente a maio de 2015 (série sem ajuste), a queda é de 14,4%, informa a pesquisa do IBGE, divulgada nesta terça-feira, 12.

Em termos acumulados, o volume de venda de equipamentos de informática e comunicação despencou 15,8% nos primeiros cinco meses deste ano e 12,1%, em 12 meses. De acordo com o IBGE, as quedas podem ser explicadas pelo comportamento dos preços dos computadores em 2016, um dos principais itens que compõem a atividade. Pelas contas do instituto, os PCs e notebook tiveram alta de 20,9% nos últimos 12 meses, acima do índice geral de preços (IPCA), que teve variação de 9,3%.

No geral, o comércio varejista nacional em maio caiu 1% no volume de vendas em relação ao mês imediatamente anterior, na série ajustada sazonalmente. Nesta mesma comparação, a variação da receita nominal permaneceu praticamente estável (-0,1%), evidenciando uma compensação pela elevação de preços em curso.

Segundo o IBGE, o varejo nacional apresentou, em termos de volume de vendas, decréscimo de 9% sobre maio do ano anterior, sendo esse o 14º resultado negativo consecutivo. Com isso, o varejo acumula recuos de 7,3%, nos cinco primeiros meses do ano, e de 6,5%, nos últimos 12 meses. Para as mesmas comparações, a receita nominal de vendas apresentou variação de 2,2%, 4,2% e de 3,2%, respectivamente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile