Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Venda de equipamentos de informática e comunicação caiu 2,8% em maio

Venda de equipamentos de informática e comunicação caiu 2,8% em maio

0
Publicidade

O volume de venda de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação voltou a cair em maio em 2,8% na comparação com o mês anterior. Porém, ante o mesmo mês do ano passado, a variação é positiva em 8,8%, conforme pesquisa mensal do IBGE, divulgada nesta quarta-feira, 12. Os resultados, em termos acumulados, foram de quedas de 4,6% no acumulado para os primeiros cinco meses e de 7,6% nos últimos 12 meses.

De acordo com o instituto, o nível ainda alto de desemprego pesou mais para o resultado do que a redução da inflação e as vendas referentes ao dia das mães. Em abril, as vendas de equipamentos de informática e comunicação cresceram 9,5% na comparação com março.

Em maio de 2017, o comércio varejista nacional registrou redução de 0,1% no volume de vendas em relação ao mês imediatamente anterior, na série ajustada sazonalmente. Para essa mesma comparação, a receita nominal mostrou variação de 0,2%. Ainda na série com ajuste sazonal, o índice de média móvel trimestral voltou a sinalizar estabilidade tanto para volume de vendas (com queda de 0,1%), quanto para receita nominal (0%).

No confronto com igual mês do ano anterior, na série sem ajuste sazonal, o volume de vendas apontou crescimento de 2,4%, segunda taxa positiva consecutiva no ano. Com isso, o índice de volume do varejo acumulou recuo de 0,8% nos cinco primeiros meses do ano. O indicador acumulado nos últimos doze meses, com queda de 3,6% em maio de 2017, permaneceu sinalizando redução no ritmo de queda iniciado em outubro de 2016 (de 6,8%). Para as mesmas comparações, a receita nominal de vendas apresentou variação de 3,1%, 1,8% e de 3,5%, respectivamente.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile