Diversidade, equidade e inclusão: como CIOs podem ser protagonistas neste avanço

0

O Gartner alerta que, como parte de suas responsabilidades de liderança, os Chie Information Officers (CIOs) devem alavancar sua influência e recursos de tecnologia para assumir um papel ativo no avanço das iniciativas de diversidade, equidade e inclusão dentro de suas organizações.

"As implicações da pandemia e as injustiças sociais aumentaram as expectativas dos funcionários no que diz respeito à diversidade, equidade e inclusão", diz Rob O'Donohue, Diretor Sênior de Pesquisa do Gartner. "Os CIOs têm uma enorme oportunidade de usar sua posição como líderes de negócios digitais para apoiar grupos frequentemente marginalizados e cumprir compromissos executivos com ação."
O Gartner recomenda que os CIOs e seus subordinados diretos se concentrem em quatro ações principais para promover a diversidade, equidade e inclusão nas empresas e em suas comunidades:

Desafie o pensamento existente sobre os programas de diversidade, equidade e inclusão – Os CIOs devem adotar uma abordagem estratégica e reflexiva para seu envolvimento nas iniciativas de diversidade, equidade e inclusão, identificando uma lista de prioridades que terão alto impacto e que a área de TI possa influenciar diretamente.
Os CIOs precisam desafiar suas equipes de TI para responder a diferentes perguntas sobre diversidade, equidade e inclusão, como, "Quais são as barreiras para aumentar a diversidade na profissão de tecnologia?" ou "Por que as mulheres tendem a abandonar o pipeline de tecnologia à medida que suas carreiras progridem?" Os líderes devem selecionar iniciativas com as quais se envolverão e nas quais exista uma paixão coletiva e um senso de propósito alinhado.

Desenvolva uma série de parcerias – Os CIOs podem promover a diversidade dentro da área de TI criando conexões com instituições educacionais e organizações sem fins lucrativos para ajudar a impulsionar ou acelerar grupos marginalizados em uma carreira de tecnologia. Essas parcerias podem oferecer treinamento e acesso à tecnologia, o que dá suporte à criação de um pipeline diversificado de talentos em TI.

Além disso, os CIOs podem desenvolver parcerias com outras partes interessadas para garantir a diversidade dos fornecedores de tecnologia de sua organização. O Gartner define um fornecedor diversificado como uma empresa que pertence e é operada por pelo menos 51% de indivíduos que fazem parte de um grupo tradicionalmente sub-representado.
"A diversidade de fornecedores oferece vantagens para a organização, como novas abordagens para a transformação digital, maior inovação e novos canais para aquisição de bens e serviços", avalia O'Donohue.

Estabeleça conexões para superar as desigualdades digitais na comunidade – "Em muitas partes do mundo, uma das maiores barreiras à equidade é o acesso à tecnologia", destaca o analista do Gartner. "A exclusão digital tornou-se ainda mais visível desde a chegada da pandemia."

Por isso, os diretores de tecnologia devem identificar as desigualdades tecnológicas na comunidade local ou em outras regiões do mundo e alavancar parcerias e recursos internos para ajudar a fechar a lacuna. Resolva as desigualdades oferecendo acesso a serviços de tecnologia, aplicativos e / ou conhecimento técnico. Por exemplo, considere fazer parceria com uma escola local em um bairro de baixa renda para fornecer laptops e tablets aos alunos, ou ofereça a seus funcionários uma introdução à codificação bootcamp.

Fortalecer a inclusão da comunidade de TI – Os CIOs e líderes de TI podem usar sua influência para alcançar grupos marginalizados em suas equipes e incutir um senso de inclusão. Apoiar os funcionários por meio de iniciativas de coaching ou grupos de suporte aos funcionários (como uma comunidade de "Mulheres em Tecnologia"), que podem ajudar a promover um local de trabalho diversificado e inclusivo.

"Como membros do C-Level, os CIOs estão posicionados de forma única para fornecer patrocínio executivo-chave e alocar recursos para oferecer suporte, mentoria e outros esforços de inclusão", diz O'Donohue.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.