Publicidade
Início Notícias Inovação Sistema baseado em realidade virtual promete reduzir à metade o tempo de...

Sistema baseado em realidade virtual promete reduzir à metade o tempo de treinamento de pilotos

0
Publicidade

A Indra desenvolveu um novo sistema de simulação, segundo ela, multiuso e interoperável (SIMCUI), fácil de transportar e instalar, que pode reduzir pela metade o tempo necessário para treinar um piloto, civil ou militar, de qualquer tipo de aeronave, seja de asa fixa, rotativa ou pilotada remotamente.

A solução permite que os centros de treinamento tenham um simulador para cada dois ou três alunos com um sistema de alta qualidade, econômico e fácil de manter e operar.
Desta forma, o número de horas de ‘voo’ é multiplicado e a teoria é aprendida diretamente no simulador.

O sistema incorpora óculos de realidade virtual que não só aumentam o realismo, mas também permitem que o aluno se conecte de casa para continuar o treinamento, além de melhorar o treinamento em voos de risco, em treinamento com outras aeronaves ou táticos, no caso militar.

A solução incorpora algoritmos de Inteligência Artificial para medir o desempenho de cada piloto e analisar os pontos fortes e as áreas a serem melhoradas. Em seu desenvolvimento, são utilizados modelos de voo, completamente adaptados às necessidades e ao grau de realismo exigido por cada cliente, seja ele uma pequena academia de voo, uma companhia aérea ou um exército inteiro.

No momento, o sistema tem 18 modelos simplificados que vão desde um Boeing 737 até o avião de combate F18, incluindo modelos de aeronaves leves da Beechcraf ou Tecnam e helicópteros civis e militares da Sikorsky ou Airbus Helicopters, entre outros.

Para multiplicar o número de simuladores que o cliente pode adquirir, a Indra reduziu a estrutura do sistema ao mínimo, mantendo a máxima qualidade do visual – um sistema Invis4 de última geração. Para reproduzir os instrumentos de voo da aeronave em diferentes configurações, ela utiliza painéis de toque. Os controles e válvulas de gás podem ser alternados de forma rápida e fácil dependendo do tipo de aeronave em que o exercício deve ser realizado. Opcionalmente, uma plataforma de movimento pode ser adicionada.

A Indra também preparou este sistema para treinar os pilotos de aeronaves pilotadas remotamente. Especificamente, o SIMCUI já tem o modelo de voo do Targus, aeronave opcionalmente tripulada desenvolvida pela Indra em colaboração com a Junta da Galiza dentro da Civil UAVs Initiative é a mais avançada fabricada até hoje na Espanha.

Treinamento em zona de operações

O peso reduzido da estrutura do SIMCUI facilita o deslocamento e a instalação rápida onde for necessário. No campo militar, isto significa que ela pode ser transportada para a zona de operações para que os pilotos possam preparar suas missões antes de realizá-las. Cada um destes simuladores é projetado para trabalhar em rede, interagir e compartilhar um mesmo cenário virtual. Os pilotos militares são treinados da mesma forma que operam.

Com este novo sistema, a Indra acredita cobrir uma necessidade que vinha detectando no mercado. Cada vez mais companhias aéreas, exércitos e pilotos exigem um treinamento contínuo, que complemente o treinamento que recebem nos sistemas de simulação do mais alto nível e realismo, nos quais são examinados para obter suas licenças e certificações.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile