Com solicitação on line, aumenta número de divórcios no Brasil

0

Em 2021, o Brasil registrou recorde de divórcios no país, registrando mais de 80 mil desenlaces, segundo o Colégio Notarial do Brasil (CNB). De acordo com o número, 11% dos quase 894 mil casamentos registrados no mesmo ano terminaram em separação.  Segundo o Google Trends, o termo "divórcio online" teve um ápice de procura no Brasil em julho de 2020, um mês após o primeiro casamento ser desfeito pela internet e cinco meses após a autorização de solicitação online, medida tomada para auxiliar no combate a pandemia de Covid-19.

De acordo com um levantamento realizado pelo Buzzmonitor, com base nos dados do Google Trends, o Rio de Janeiro é a região do Brasil que registrou mais interesse nas buscas relacionadas ao tema, seguido do DF, Pernambuco, São Paulo e Goiás, respectivamente;

O divórcio pela internet é realizado pelos cartórios e é conhecido como divórcio extrajudicial, existindo desde 2007 na forma presencial. Para a solicitação, o futuro ex-casal deve estar em acordo com a partilha de seus bens e não possuir nenhuma divergência, do contrário, o processo é levado à Justiça. No caso de existência de herdeiros, ou mulher gestante, não é possível fazer o divórcio extrajudicial. "A condição para que seja lavrada a escritura de divórcio extrajudicial é que não haja filhos menores e a questão dos bens deve estar acordada entre o casal, porque se tiver qualquer discussão sobre bens, também não é possível fazer o divórcio extrajudicial", pontua a advogada especialista em cartórios, Daniela Freitas.

Para utilizar o e-notariado, a plataforma unificada dos cartórios brasileiros – disponível para computadores e celulares em forma de aplicativo – ambas as partes devem, primeiramente, agendar uma videoconferência para emitir o certificado digital notarizado, que pode ser obtido de forma gratuita. Sem o certificado, que é válido por três anos, não é possível realizar nenhum trâmite dentro da plataforma. Após a expedição, é realizado o agendamento de uma sessão, conduzida por um tabelião de cartório de notas escolhido pelo ex-casal. É obrigatório a presença de um advogado, que pode ser compartilhado entre as partes, para redigir o acordo.

Para Fabrício Ramos, CEO da Lexio, legaltech especializada na gestão de documentos de forma online, outro benefício do divórcio online é que ele pode ser obtido com menos burocracia "Esse formato também permite que a separação ocorra sem que os envolvidos precisem se encontrar, evitando atritos e diminuindo o estresse de uma situação muito delicada. Além disso, é importante ressaltar que apesar de ser uma operação que é realizada de forma totalmente online, ainda assim possui a mesma validade que o modelo tradicional.", explica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.