Nova classe de líderes de tecnologia surge para enfrentar a economia da experiência, revela estudo

0

A AppDynamics, empresa do grupo Cisco, lança os resultados do Agents of Transformation 2022 – o quarto relatório anual que analisa as habilidades e atributos dos profissionais de TI em todo o mundo. Seguindo a pandemia, o estudo revela o surgimento de uma nova classe de especialistas em tecnologia se preparando para enfrentar desafios críticos que estão unindo as linhas entre a estratégia de negócios e as operações de TI.

O relatório também cita a demanda para disponibilizar digitalmente todos os produtos e serviços na Economia da Experiência em meio à ameaças de segurança aumentadas, complexidade crescente, mudança acelerada para o trabalho híbrido e a nuvem.

"As expectativas continuam a aumentar e, ao longo do último ano, assistimos a uma redefinição do que significa ser um Agente de Transformação. Esses profissionais líderes estão procurando entender melhor como os problemas em seus respectivos domínios afetam a experiência total dos usuários e aplicativos, adaptando-se às mudanças com soluções que afetam positivamente os negócios em geral", disse Liz Centoni, EVP, Chief Strategy Officer, GM of Applications.

De fato, de acordo com o relatório, 74% dos entrevistados acreditam que suas experiências nos últimos anos – principalmente durante a pandemia – aceleraram suas carreiras e 88% agora se consideram líderes empresariais.

No entanto, apesar de seus muitos sucessos, apenas 10% dos entrevistados estão alcançando o status de "Agentes de Transformação" – profissionais líderes e de primeira linha que estão reimaginando e fornecendo aplicativos e serviços digitais de alto desempenho que criam as experiências seguras e excepcionais agora exigidas por usuários finais e clientes.

Muitos citam uma mudança fundamental no que significa ser um profissional de TI, incluindo as expectativas crescentes que as organizações colocam sobre eles e as habilidades e recursos necessários para operar no mais alto nível. Ao mesmo tempo, eles enfrentam a crescente complexidade e volumes de dados enquanto integram um conjunto de serviços nativos da nuvem em expansão com as tecnologias locais existentes.

• 88% dos entrevistados acreditam que o significado em ser um profissional de TI mudou.
• 84% dizem que as habilidades, qualidades e ferramentas para ter sucesso evoluíram.
• 66% afirmam que agora é mais difícil ser um Agente de Transformação.
• Um em cada quatro diz que sua organização continua presa no modo reativo de combate a incêndios.

A transformação digital fez com que quase todas as empresas e organizações interajam com os consumidores por meio de serviços digitais, e a transição para o trabalho híbrido significou ainda mais interação com ferramentas e interfaces da web. Enquanto os consumidores podem mudar rapidamente para o aplicativo ou serviço de outra marca, as empresas que não melhorarem instantaneamente seus serviços digitais, correm o risco de ter clientes indo embora.

"Os novos Agentes de Transformação reconhecem a necessidade de reimaginar aplicativos não apenas em resposta aos desafios da pandemia, mas também para criar experiências digitais confiáveis que abordam alguns dos maiores problemas do mundo – desde atender às necessidades humanas críticas até dar às pessoas a habilidades e recursos para ter sucesso na economia digital", explica Centoni

Embora reconheçam as consequências de longo alcance dessa mudança, os entrevistados do relatório da AppDynamics observam que precisam de ajuda para lidar com as ambiguidades técnicas e operacionais da transformação digital. Especificamente, eles buscam visibilidade unificada em seus ambientes de TI para gerenciar e otimizar melhor a disponibilidade e o desempenho dos aplicativos. Isso requer focar investimentos em segurança de aplicativos, observabilidade sobre aplicativos e infraestrutura nativas da nuvem e vincular o desempenho de TI à tomada de decisões de negócios.

• 77% acreditam que será importante investir em segurança de aplicativos nos próximos 12 meses para atender às necessidades de clientes e funcionários.
• 71% acham que sua organização precisará concentrar o investimento na observação de aplicativos e infraestrutura nativos da nuvem.
• 84% dizem que a necessidade de manter o desempenho dos aplicativos agora é mais importante do que nunca.
• 85% afirmam que a observabilidade full-stack é essencial para a transformação sustentável e a inovação em sua organização

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.