A Microsoft e a Nokia anunciaram nesta quarta-feira, 12, um acordo para desenvolver aplicativos de produtividade e negócios para smartphones, com o intuito de aumentarem a participação no segmento de mobilidade corporativa.
No início, a parceria prevê que o Office mobile estará disponível nos smartphones a partir da linha E-series da Nokia.
Conforme os termos do acordo, Nokia e Microsoft passarão a colaborar entre si no desenvolvimento, design e marketing de soluções de produtividade para smartphones, com a criação de versões desses software para o Symbian, sistema operacional dos smartphones da Nokia.
Além do Office, a parceria também engloba outros aplicativos da Microsoft como de comunicações empresariais, colaboração e software de gerenciamento de aparelhos, como o Microsoft System Center, para acesso remoto a intranets.
O acordo também abrange a melhoria de acesso a e-mails e outras informações pessoais nos aparelhos da Nokia com o aplicativo Exchange ActiveSync, que permite que você sincronize um dispositivo móvel com a caixa de correio do Exchange 2007, além de trazer o Microsoft SharePoint Server.
No ano que vem, a Nokia tem intenção de incluir em seus smartphones o Microsoft Mobile Office Comunicator, aplicativo para mensagens instantâneas corporativas.
No futuro, a Nokia também terá disponível em seus smartphones novas aplicações do Office e outros serviços e softwares relacionados a soluções corporativas.
O acordo é uma resposta das empresas ao crescimento da Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, no mercado de smartphones para corporações, o qual domina. Além disso, a parceria também visa conter o avanço do Google no segmento de celulares.
- Parceria estratégica