Pesquisa mostra como reage o comprador online ao perceber que é rastreado

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Muitos internautas que acessam com frequência sites de e-commerce ou clicam eventualmente sobre um anúncio online já perceberam que esse gesto pode ser, de alguma forma, captado automaticamente pelo anunciante e usado posteriormente para "lembrá-los" do item pelo qual se interessaram ou estiveram prestes a comprar. 

De fato, levantamento realizado pela empresa de pesquisas Toluna para a fornecedora de tecnologia Adroit Digital mostra que os consumidores online dos Estados Unidos, em sua maioria, já percebem os muitos anúncios que surgem em sua tela para promover exatamente produtos que buscaram previamente em outros sites.

A ação de marketing por trás desse rastreamento do comportamento do consumidor para redirecionamento de anúncios — o chamado retargeting — é explicado resumidamente por Gustavo Gonzalez, gerente de mídia online da agência Alice Wonders.

"Quando o usuário entra em um site de vendas, procura um produto e não compra, o site marca a ação e depois apresenta os anúncios baseados naquela compra não concluída. São aqueles banners que perseguem o usuário onde quer que ele vá pela internet", diz Gonzalez.

De acordo com a pesquisa da Toluna, quase três em cada cinco compradores online norte-americanos entrevistados em abril de 2013 disseram ter notado em sua tela anúncios de produtos que eles buscaram em outros sites.

Uma boa notícia para os anunciantes, segundo os pesquisadores, é que, ao menos por enquanto, a maioria dos consumidores entrevistados ou não se importa ou reage positivamente ao descobrir que seu comportamento digital está sendo rastreado para esse fim.

Os dados apontam que 30% dos entrevistados têm reação positiva ou muito positiva para anúncios redirecionados (retargeting), contra apenas 11% que têm sentimentos negativos. Já os que revelam reação neutra representam 59% dos entrevistados.

Entre outras constatações da pesquisa, destaca-se a confirmação de que a percepção dos anúncios redirecionados por parte dos consumidores não se correlaciona diretamente com a intenção de compra, embora muitos acabem efetivando a transação ao ser lembrados de um produto que buscaram previamente.

O levantamento também observou que 34% dos respondentes visitaram um único site para pesquisar sua última compra, enquanto metade dos entrevistados visitou dois ou mais locais.

Para analistas da consultoria eMarketer, esse último dado indica que o retargeting pode ser uma boa estratégia para manter o produto ou o varejista na mente do consumidor, enquanto o mesmo navega por vários sites na web.

 (com informações da eMarketer)

Image courtesy of Naypong at FreeDigitalPhotos.net

 

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