Publicidade
Início Comunicações Mobile Califórnia poderá ter lei que obriga instalação de ‘botão da morte’ para...

Califórnia poderá ter lei que obriga instalação de ‘botão da morte’ para coibir roubo de smartphones

1
Publicidade

Um projeto de lei que visa coibir o roubo de smartphones poderá se tornar lei na Califórnia, o estado mais populoso dos Estados Unidos. A proposta, aprovada na segunda-feira, 11, pelo equivalente a nossa assembleia legislativa estadual, depende agora da sanção do governador Jerry Brown. Ela estabelece que todos os smartphones vendidos na Califórnia já saiam de fábrica com o recurso chamado “kill switch” (botão da morte, em tradução livre) que permite que os proprietários desabilitem remotamente seus aparelhos tornando-os inúteis no caso de perda ou roubo.

Policiais acreditam que a tecnologia poderá reduzir os furtos de samrtphones. Em Nova York, por exemplo, o número de roubos de iPhones caiu 19% desde o lançamento da nova função. Algo similar aconteceu em San Francisco, EUA, (queda de 38%) e também em Londres (24%), de acordo com a polícia dessas três cidades.

O Google e a Microsoft, por exemplo, firmaram acordo com um órgão equivalente à Defensoria Pública em Nova York no se comprometem a adicionar o botão em smartphones equipados com seus respectivos sistemas operacionais, Windows Phone e Android.

O governador Brown tem 12 dias para sancionar o projeto de lei, que enfrentou muitas pressões da indústria. Empresas de tecnologia, como Apple, AT&T, BlackBerry, Google, Microsoft, Samsung e Verizon, que se opunham ao projeto, passaram a apoiá-lo, de acordo com um comunicado de imprensa do procurador distrital de São Francisco, George Gascón, que patrocinou o projeto de lei.

Procurado pelo The Wall Street Journal, o governador disse que não iria comentar sobre o projeto.

O projeto foi apresentado pelo por Mark Leno, senador estadual pelo Partido Democrata americano, o qual avalia que o projeto irá ajudar a deter a ação dos ladrões de smartphones. Ao contrário de legislações semelhantes existentes nos estados de Minnesota, Nova York, Illinois e Rhode Island, a lei da Califórnia exige que os fabricantes solicitem a permissão dos consumidores para configuraçãoo do “kill switch” no smartphone.

1 COMENTÁRIO

  1. E mais facil passar a responsabilidade de um governo para um cidadao… ao invez de aumentar o efetivo de policiais eles criam leis para diminuir… isso e tipico no brasil… copiaram daqui…kkkk

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile