Após multa da Rússia, Google é investigado na Coreia do Sul por práticas 'abusivas' com o Android

0

Um dia após o Serviço Federal Antimonopólio (FAS, na sigla em inglês), órgão antitruste da Rússia, ter aplicado multa de US$ 6,8 milhões por violar as regras de defesa da concorrência ao abusar de posição dominante com sua plataforma móvel Android, o Google agora é alvo de investigação da Comissão de Comércio Justo da Coreia do Sul (KFTC), que suspeita que a empresa está violando a lei antitruste pelo mesmo motivo.

A investigação, reconhecida pela primeira vez em um comunicado nesta sexta-feira, 12, é uma nova dor de cabeça para controladora do Google, a Alphabet, no mercado asiático, extremamente estratégico para a empresa. A questão gira em torno do pré-carregamento de aplicativos do Google em smartphones com Android. A comissão informou que tinha cancelado uma investigação sobre a empresa em 2013, mas que desta vez ainda não chegou a uma conclusão.

O Google e o governo da Coreia do Sul já vinham travando quedas-de-braço em outras frentes. Nas últimas semanas, Seul vem analisando pedido do Google para suspender as restrições sobre a exportação de dados de mapa digital que o gigante das buscas diz que limita o seu serviço de mapas no país. Após vários meses de intenso lobby, o governo adiou uma decisão final, deixando os serviços de mapeamento da empresa mais limitados na Coreia do Sul do que na vizinha China e até mesmo na Coréia do Norte, de acordo com a Google.

Em um painel de discussão organizado pelo governo nesta semana, os concorrentes locais expressaram oposição ao pedido do Google, argumentando que a empresa não paga a sua parte justa de impostos e está buscando desrespeitar as leis sul-coreanas.

Uma porta-voz do Google ouvido pelo The Wall Street Journal disse que a empresa está em conformidade com a legislação tributária em todos os países em que opera, mas não quis comentar sobre a investigação da Comissão de Comércio Justo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.