Camara-e.net lança núcleo de pesquisa para cidades inteligentes e a economia digital

0

Na próxima quarta-feira,14, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) lançará o Núcleo de Pesquisa e Inteligência – Cidades Inteligentes e a Economia Digital, que reúne representantes do setor para aprimorar políticas públicas e marcos regulatórios, desenvolver parcerias públicas e privadas para o desenvolvimento de projetos e estudos na área.

Na ocasião, haverá discussões sobre o tema, a definição de pautas prioritárias para o grupo e uma apresentação especial do Humberto Maciel, que coordenará o Núcleo, sobre mobilidade urbana e seus desdobramentos. Maciel é mestre em administração, com Business Diploma Extension pela Universidade da Califórnia – Berkeley.

"Com o envolvimento dos associados da camara-e.net, que representam 80% da economia digital do Brasil, projetos muito ambiciosos colocam-se em marcha e podem, juntamente com poder público e organismos multilaterais, atuar de forma decisiva na construção de cidades mais inteligentes", ressalta Maciel.

Segundo ele, a mobilidade urbana é um dos pilares nos quais se apoia o conceito de cidades inteligentes. Governança, economia, meio ambiente, educação e sociabilidade são outros. "São temas relacionados à infraestrutura de um município e que devem ser tratados em conjunto".

Um dos desafios importantes para a sociedade que deseja que sua cidade seja inteligente é construir sua própria definição de "cidade inteligente" aproveitando potencialidades e vantagens competitivas. Para isso, é necessária a convergência de dados públicos disponíveis, que, quando somados a dados de rede, dados de imagem, e vídeo e dados de IoT (Internet das Coisas), possibilitem uma melhor gestão de recursos naturais, segurança, transparência, saúde e mobilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.