Verba de P&D da Positivo financia projeto de educação prisional no Amazonas

0

Oito mil e quinhentos computadores serão entregues nesta quinta-feira, 13, às Secretarias de Educação e de Administração Penitenciária do Estado do Amazonas, Seduc e Seap respectivamente, com a finalidade de contribuir para a melhoria das condições de desenvolvimento educacional e social dos alunos do 4.º ao 8.º ano da rede estadual de ensino e de detentos do sistema prisional, que terão disponíveis soluções educacionais próprias para regiões com baixa ou nenhuma conectividade, favorecem o ensino da Língua Portuguesa e da Matemática em modo off-line.

A entrega dos equipamentos faz parte do projeto Educação 4.0, idealizado pelo desembargador Wellington Araújo, à época vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, e pela juíza de Direito Lídia de Abreu Carvalho Frota, que atuava como juíza auxiliar da Vice-Presidência da Corte. A ideia inicial era desenvolver um projeto que colaborasse para a ressocialização dos presos em cumprimento de pena, visando à reinserção social desse público por meio da educação. Conforme a juíza, o projeto foi ampliado para incluir também os estudantes da rede estadual de ensino. Dos 8,5 mil computadores, as escolas indicadas pela Seduc receberão 7,2 mil unidades do Positivo Classmate e 31 armários de recarga e armazenamento.

Já para atividades de ensino no sistema penitenciário, serão oferecidos 1,3 mil equipamentos, também da Positivo. "Queremos ajudar a diminuir a desigualdade no acesso à educação que ainda existe por falta de conectividade e que, durante a pandemia, ficou ainda mais evidente. Nossa missão com este projeto é contribuir para a garantia do direito à equidade e à qualidade na educação", disse Regina Silva, diretora pedagógica da unidade de tecnologias educacionais da Positivo Tecnologia.

O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Domingos Jorge Chalub, ressaltou que o projeto, apresentado ainda na gestão anterior, trará um reflexo muito significativo na vida de estudantes e detentos. Para Chalub, a verdadeira transformação se dá por meio da educação e os resultados para aqueles que participarão das atividades virão através de melhores oportunidades profissionais.

"O projeto é financiado pelas obrigações de pesquisa e desenvolvimento da nossa empresa com direcionamento a 100% de profissionais e entidades do Amazonas", explicou José Goutier Rodrigues, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento e Relações Governamentais da Positivo Tecnologia. Ao final do projeto, será avaliado o impacto gerado pela utilização da tecnologia na aprendizagem.

Para implantar o "Educação 4.0", foi desenvolvida uma versão off-line da plataforma Aprimora, criada pela unidade de tecnologias educacionais da Positivo Tecnologia para ampliar as habilidades em Língua Portuguesa e Matemática. A solução integra recursos tecnológicos a conteúdos curriculares, favorecendo o desenvolvimento de habilidades específicas dessas áreas, ao mesmo tempo em que respeita o ritmo de aprendizagem de cada estudante. "Nesse grande projeto, com apoio incondicional da Positivo Tecnologia, evoluímos a plataforma de ensino conhecida como Aprimora para atender alunos que possuem baixa ou nenhuma conectividade de internet. Entregamos uma poderosa ferramenta educacional digital para apoio ao ensino de Língua Portuguesa e Matemática. O projeto deve ajudar alunos, promovendo inclusão digital, e contribuindo para o processo de aprendizagem, além de encurtar o distanciamento das ferramentas utilizadas entre as redes pública e privada de ensino", comentou o diretor-presidente do iTriad, Sérgio Junqueira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.