Publicidade
Início ESG Digitalização tem papel fundamental para os objetivos ESG

Digitalização tem papel fundamental para os objetivos ESG

0
Publicidade

O segundo painel do ESG Fórum, nesta quarta-feira, 10,  trouxe a repercussão da digitalização e  transformação digital das empresas como viés do desenvolvimento sustentável. A adoção das novas ferramentas ajuda a otimizar os processos, melhorar as entregas e facilitar a integração entre equipes e sistemas e promover o benchmark, contribuindo diretamente com o atendimento das necessidades de ESG. Modernização de infraestrutura, nuvem, automação, IoT, blockchain, IA, ferramentas de gestão, entre outras facilitam estabelecer quais ações precisam ser tomadas a curto e longo prazo pelas organizações. Alguns defendem que o termo deveria ser ESGT, incorporando a palavra tecnologia na sua definição.

“Diversidade, equidade, inclusão e tecnologia  são diretivas que estão entres a ODS  e que atenderiam a mais  de 60 milhões de pessoas com necessidades específicas em todo o mundo.  A tecnologia é uma viabilizadora nas diretrizes e pode ajudar essas pessoas a acessar a web – incluindo também aqueles com limitações irreversíveis temporárias ou idade’, explicou Edmundo Fornasari, diretor de Relações Institucionais da EqualWeb, empresa brasileira de tecnologia israelense que viabiliza acesso à internet por meio uma plataforma voltada para este público.

Conforme salientou, acessibilidade  é um dos itens do ESGT para inclusão das pessoas e menos de 1% dos sites da internet, por exemplo, estão preparados para este público invisível. “Para haver a inclusão tempo, investimento, leis não cumpridas ou de difícil adaptação, profissionais preparados e atualização de tecnologia precisam deixar de ser empecilhos nas empresas. e é fato que empresas inclusivas têm mais chances de atingir metas financeiras. Equipes diversas inovam mais rápido e diminuem riscos de continuidade de negócios”, disse o executivo.  “Ao mesmo tempo que uma gestão de tecnologia permite mais atenção às vulnerabilidades de ciber segurança especialmente no uso de dados, na atenção a LGPD e a uma governança mais robusta”, aduziu.

José Damico, CEO & Co-Founder da SciCrop  reiterou que trabalhar com ESG  é ampliar limites. “Dentro dos E e S é que se encontra  como fazer coisas de valor dentro das companhias . As empresas que precisam tomar ações de Enviroment com ações sólidas . Vamos ver no mapa brasileiro áreas  que não podem ser desmatadas  e no seu entorno comunidades que  precisam sobreviver de recursos sustentáveis. A simples troca de créditos de carbono para constar do relatório não faz sentido se pretendemos uma sociedade mais engajada. Nossa proposta leva em consideração a troca de créditos  para uso em tecnologia dentro do ecossistema  como o agribusiness e para empoderamento das comunidades com  serviços em garantia da preservação de áreas de preservação”, explicou.

Proteger o meio ambiente através de ativos digitais vem enchendo os olhos das comunidades que orbitam esse universo é uma das consequências da aplicação das políticas ESG pelas empresas nos últimos anos. Alia-se a isso a  descentralização do dinheiro por meio das criptomoedas como meio de impulsionar o mercado de carbono  e tem-se aí um novo modelo de negócios  que a Celo, ecossistema de blockchain de código aberto focado em tornar sistemas e ferramentas financeiras descentralizadas (DeFi), que enxergou na tecnologia uma grande oportunidade de transformar ativos digitais em ações que gerem valores relevantes sociais e ambientais.

Para Camila Rioja Arantes, LatAm Lead da Fundação Celo, ao se universalizar este tipo de possibilidade para o celular  a empresa amplia o que se fala de inclusão, acessibilidade e principalmente tecnologia. Além disso, a tecnologia associada ao ESG possibilita  iniciativas que podem transformar o Brasil em uma grande potência de economia verde.

“A Celo tem essa preocupação nativa, e compactua com o compromisso de ter no mínimo 40% de sua reserva composta por ativos naturais tokenizados. A comunidade da Celo desenvolveu as primeiras e únicas stablecoins verdes de real, euro e dólar, ou seja, é a primeira blockchain que permite que usuários e empresas respeitem o meio ambiente durante as transações que são tão rápidas quanto o mercado tradicional e seguras”, explica Camila Rioja.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile