Publicidade
Início Notícias Inteligência Artificial Investimentos em IA Gen devem ultrapassar U$ 27 bi até 2030

Investimentos em IA Gen devem ultrapassar U$ 27 bi até 2030

1
Robot handshake human background, futuristic digital age
Publicidade

O investimento crescente das empresas de telecomunicações em IA Generativa (GenAI) vem indicando uma tendência consolidada, impulsionada principalmente pelo uso de assistentes virtuais e chatbots no atendimento ao cliente. Somente no ano passado, 671 mil bots foram desenvolvidos no Brasil, de acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots. Não somente no país, mas no mundo todo, o mercado global de IA conversacional está ganhando solidez. Segundo levantamento da consultoria americana Grand View Research, o investimento em soluções deste tipo deve alcançar a cifra de 27,3 bilhões de dólares até 2030, representando uma taxa de crescimento anual de 23,3%, impulsionada principalmente pelas áreas de varejo, e-commerce, saúde, serviços financeiros e telecomunicações. 

“A IA Generativa não é um hype. Ela traz um impacto real e duradouro e isto pode ser identificado quando observamos a evolução tecnológica e percebemos que grandes disrupções foram impulsionadas, principalmente quando falamos do tratamento de dados, algo que a IA está revolucionando de maneira significativa,” comenta, Thiago Silva, CEO do Grupo Ótima Digital, um dos maiores distribuidores de mensageria do Brasil, com atuação reconhecida em telecomunicações, SaaS e IA proprietária. De acordo com o executivo, os números mostram que a inovação não é um mero modismo.

Diante da popularização dos bots, Silva reforça que as empresas de telecomunicações devem ter a personalização como um diferencial, além de implementar a tecnologia de forma cuidadosa, para manter a confiança entre marcas e consumidores. “As empresas de telecomunicações devem equilibrar o uso da IA para criar valor e manter conexões autênticas com seus clientes. A chave está em integrar dados proprietários e mensagens da marca nas ferramentas de IA, para produzir resultados específicos e garantir, ao mesmo tempo, a segurança dos dados de seus clientes”, explica.

Como vantagem dessa automação, o especialista traz a escalabilidade com pessoalidade. Diariamente, são mais de 500.000 atendimentos realizados por bots criados pelo Grupo Ótima Digital, que  conseguem responder eficazmente a perguntas, em escala e de forma resolutiva e confiável. “Mesmo assim, a supervisão humana continua e continuará sendo importante.

Enquanto a GenAI acelera a criação de conteúdo, os escritores humanos trazem contexto e nuances, garantindo que a mensagem ressoe para públicos específicos”, diz.

No País, o setor de varejo ainda é responsável pela maior procura por projetos de bots, seguido pelo setor financeiro. Atendimento ao cliente e cobrança ainda são as áreas mais beneficiadas pela nova tecnologia. “Há uma infinidade de aplicações e diversas áreas são beneficiadas, não apenas para atendimento ao cliente, mas também para melhorar a gestão de rede, personalizar serviços, aumentar a segurança e impulsionar a inovação de produtos. Estamos acompanhando a evolução e veremos ainda mais aplicações que auxiliarão tanto empresas quanto consumidores”, finaliza.

1 COMENTÁRIO

  1. O crescimento dos investimentos em IA Generativa, com expectativas de ultrapassar US$ 27 bilhões até 2030, demonstra claramente a importância e o impacto duradouro dessa tecnologia. A aplicação de bots e assistentes virtuais está transformando a forma como empresas atendem seus clientes e gerenciam suas operações, mostrando um caminho promissor para o futuro da automação e personalização.
    Na inQuesti, reconhecemos o poder da IA para gerar valor real e duradouro. Nossas soluções em business intelligence e análise de dados são projetadas para ajudar empresas a aproveitar ao máximo suas informações, integrando tecnologias avançadas para impulsionar a inovação e melhorar a eficiência operacional. Se você está pronto para explorar como a IA Generativa pode beneficiar sua empresa e transformar suas operações, visite https://inquesti.com.br/inteligencia-artificial/ e descubra como podemos apoiar sua jornada rumo à excelência e ao crescimento sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile