Solução de videoconferência proporciona maior agilidade nas atividades dos departamentos de RH

0
0

A solução de videoconferência permite que pessoas se comuniquem através de áudio e vídeo simultaneamente em tempo real, além da possibilidade de compartilhamento de dados sem que seja necessário estarem em um mesmo local, dando a impressão que os interlocutores encontram-se no mesmo ambiente.

Os pontos positivos na interação por videoconferência são muitos: a redução de custos frequentes destinados a transporte e hospedagem, a economia de tempo, pois não exige deslocamento físico, transformando o período reservado para uma única atividade em outra cidade ou país em horas ou minutos, além de maior integração entre os participantes proporcionada pela possibilidade de acompanhar a transmissão por meio de vários dispositivos móveis, como smartphones, notebooks e tablets.

De acordo com uma pesquisa da Robert Half, empresa de recrutamento especializado, a utilização desse método aumentou em torno de 52% no Brasil nos últimos três anos. Neste contexto, a utilização da solução como um meio prático para a realização de processos seletivos e treinamento amplia o leque de profissionais atingidos por essa ferramenta de trabalho.

A utilização é muito simples, um treinamento básico para a familiarização com a solução é suficiente e alguns cuidados básicos são necessários para garantir a  transmissão como: uma boa conexão de internet,  ausência de ruídos ou interferências externas e internas e iluminação, portanto a criação de um ambiente projetado adequadamente para estas sessões  é imprescindível.

As dicas para quem será entrevistado online são as mesmas para as entrevistas presenciais, como: vestir-se adequadamente, pontualidade, postura profissional, objetividade e clareza na comunicação, pois a transmissão via web permite que esses quesitos sejam avaliados.

O treinamento à distância é uma ótima opção para empresas que possuem filiais ou empresas parceiras em outras regiões, além de reduzir prazos e custos com deslocamento transmite o conteúdo, garantindo maior amplitude e uniformidade na qualificação dos participantes.

O crescimento de adeptos à solução também pode ser associado aos recursos disponibilizados por ela, pois além do processo seletivo e dos treinamentos, as empresas podem utilizá-la em reuniões entre as suas unidades com aperfeiçoamento, sendo possível gravá-la, editá-la em tempo real e moderar os participantes.

Lisete Ullmann, gerente de Recursos Humanos da Seal Telecom

Deixe seu comentário