Smartphones registram vendas recorde no Brasil no segundo trimestre, aponta IDC

0

Os smartphones responderam por 75% das vendas de celulares no Brasil no segundo trimestre, de acordo com pesquisa da IDC, divulgada nesta sexta-feira, 12. Segundo o levantamento, dos 17,9 milhões de aparelhos comercializados entre abril e junho no país, 13,3 milhões foram smartphones, o que representa um crescimento de 22% frente a igual trimestre de 2013. Já os features phones (aparelhos convencionais) tiveram uma queda de 16% na mesma comparação, com 4,6 milhões de aparelhos vendidos.

"O resultado ficou acima da nossa previsão e representa um recorde de vendas não só no Brasil, mas no mundo inteiro. É a primeira vez que o país entra nesse patamar de 13 milhões e o mundo ultrapassa a marca de 300 milhões de smartphones vendidos. A expectativa é de o bom momento persistir e um novo recorde ser batido nos próximos dois trimestres", afirma Leonardo Munin, analista de mercado da IDC Brasil.

Para o analista, existem quatro fatores que explicam o momento: aumento do portfólio de produtos aliado à queda nos preços por parte dos fabricantes; maior investimento dos canais em cima desta categoria – principalmente o varejista; a inclusão deste dispositivo na MP do Bem e a prorrogação da isenção de impostos para smartphones por parte do governo; e o fator principal, que é o usuário com um desejo cada vez maior em estar conectado de onde ele estiver.

Até o fim do ano, a previsão é que 3/4 das vendas sejam de smartphones e apenas 1/4 de feature phones. Para 2018, a IDC Brasil projeta que os aparelhos convencionais não cheguem a 5% do volume total do mercado. Segundo Munin, a chegada de produtos com preços mais atrativos e com configuração mais potente está acelerando a migração de feature phones para smartphones.

Avanço dos phablets

Ainda de acordo com a IDC Brasil, o smartphone com tela acima de 5 polegadas, o chamado phablet, também já caiu no gosto dos brasileiros. A tendência pode ser confirmada pelo crescimento das vendas: 128 mil aparelhos comercializados em 2012, cerca de 2,2 milhões em 2013 e, para este ano, a expectativa é que as vendas cheguem perto dos 5 milhões de dispositivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.