Quais são as diferenças entre multicloud e nuvem híbrida?

0

O universo de TI evolui com rapidez e, por isso, constantemente, nos deparamos com novas tecnologias, tendências e também novos termos e definições. Isso causa uma grande confusão no mercado, especialmente no de Cloud Computing,  e por vezes é difícil entender as diferenças entre definições e termos que parecem ser a mesma coisa, mas não são.

Ao comparar Multicloud com nuvem híbrida, muitos profissionais, incluindo aqueles que sabem o que estão falando, usam os termos de forma confusa e ambígua. Para assegurar que sua equipe está recebendo a solução que melhor se adapte às suas necessidades, é importante compreender que os dois termos significam coisas muito diferentes.

O que Multicloud significa?

Multicloud envolve o uso de múltiplos serviços em nuvem, mas não é só isso.

Multicloud é a combinação entre tecnologia, proximidade com o negócio do cliente e pessoas.

Com o incremento da adoção de nuvem, as empresas buscaram maneiras inovadoras para alavancar a tecnologia e começaram a perceber que diferentes nuvens são mais adequadas para necessidades distintas.

Com isso, nos últimos anos, as empresas com características tipicamente digitais, iniciaram uma mudança nos mercados tradicionais, proporcionando novas experiências aos clientes.

Ao mesmo tempo, as organizações agora convivem com o desafio de manter sistemas e processos legados ao mesmo tempo em que são desafiadas pela transformação digital, buscando inovação e agilidade. Para tanto, é importante ter em mente que diferentes aplicações têm diferentes requisitos de nuvem e algumas não funcionam adequadamente em ambiente de nuvem. E aí que a abordagem Multicloud se faz efetiva, pois permite que empresas utilizem nuvens com tecnologias e características variadas.

Muitas dessas empresas já entenderam que as nuvens não são iguais e utilizam várias soluções para maximizar os benefícios que poderiam obter com a tecnologia. Outras adotam uma solução Multicloud para minimizar sua dependência de um fornecedor específico e garantir que não está presa a um contrato único.

Uma estratégia Multicloud pode contar com soluções de nuvens  públicas, privadas ou híbridas, dependendo dos requisitos de cada organização. Basicamente, as empresas que utilizam Multicloud podem, em muitos casos, usar nuvem híbrida, mas Multicloud não implica, obrigatoriamente, na utilização de nuvem híbrida.

Esclarecendo, nuvem híbrida refere-se ao serviço orquestrado com base em políticas de provisionamento, utilização e gestão por meio de uma mistura de serviços em nuvem internos e externos. Em uma nuvem híbrida, pode-se utilizar uma nuvem privada para atender a requisitos específicos, controle e maior segurança juntamente com uma nuvem pública para escala sob demada. Outras soluções híbridas ainda podem utilizar servidores dedicados para workloads ainda mais específicos. O que destaca a nuvem híbrida das demais é a diversidade de opções para escolher.

Nuvem Híbrida ainda se parece com Multicloud para você?

Tenha em mente que uma solução Multicloud é aquela em que diferentes nuvens, de diferentes fornecedores, são utilizadas para tarefas separadas, enquanto nuvem híbrida se parece mais com a criação de uma solução que contém mais de uma opção de nuvem.

No quesito tecnologia, podemos dizer que em uma nuvem híbrida as cargas de trabalho utilizam dois tipos de infraestrutura de hospedagem diferentes, enquanto em Multicloud você está usando várias nuvens.

Multicloud não se trata apenas de tecnologia, mas sim de uma combinação de tecnologias e a proximidade com o negócio do cliente e pessoas.

O que é melhor?

Não se trata de melhor ou pior, mas sim, diferente. Empresas que utilizam Multicloud também podem utilizar soluções de Nuvem Híbrida, mas entenda que a principal vantagem de uma abordagem Multicloud é permitir que empresas utilizem nuvens com tecnologias e características diferentes de diferentes fornecedores.

Há diversas maneiras de utilizar Multicloud e nuvem híbrida em sua estratégia de TI.

Tullio Christianini, gerente geral de Arquitetura de Soluções do UOLDIVEO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.