Telit faz acordo com chilena Jooycar para solução de conectividade IoT em automóveis

0

A Telit anuncia parceria com a empresa chilena Jooycar, plataforma telemática capaz de transformar veículos automotivos em SmartCars – carros conectados e inteligentes. A multinacional italiana foi a escolhida para fornecer serviço de conectividade por meio de sua plataforma IoT chamada deviceWISE.

Os algoritmos exclusivos da Jooycar são armazenados em nuvem, onde a equipe atuarial – que analisa e calcula os possíveis riscos na administração de seguros – pode incluir novas variáveis de dados para o cálculo mais preciso do perfil do motorista por meio do modelo Usage Based Insurance (UBI), onde são considerados fatores relacionados aos hábitos de condução como locais, períodos (diurno a noturno) e tempo dirigido.

A Jooycar fornece um modelo conhecido como Pay as You Drive (pague baseado na utilização do veículo) e Pay How You Drive (pague baseado em como você dirige). No Brasil, o conceito está cada vez mais popular e traz reais economias ao usuário final, além de uma maior taxa de conversão de vendas e retenção, respectivamente, para as concessionárias e empresas de seguro. "Com a popularização dos negócios digitais, a tendência global é que os principais players invistam na telemática e em plataformas voltadas para a Internet das Coisas a fim de conectar pessoas e carros e tonar os preços mais justos para o condutor", avalia Ricardo Buranello, vice-presidente da Telit para a América Latina.

A Jooycar é uma das primeiras companhia fundada na América Latina, com experiência em negócios digitais baseados em Internet das Coisas. Oferece uma plataforma telemática para tornar veículos cada vez mais conectados. Seu objetivo é a condução mais segura e inteligente, com a oferta de seguros menos caros para os motoristas. Além disso, a Jooycar é responsável pela criação de novos negócios para o setor de seguros, telecomunicações e indústria automotiva.

"Estamos muito contentes em contar com a Telit", revela Maria Paz Gillet, CEO da Jooycar. "Para o nosso UBI ser bem-sucedido, as companhias de seguro exigem a coleta de um amplo conjunto de dados e a adoção de softwares para melhores análises das métricas de condução. Nosso algoritmo, unido ao portal IoT da Telit, tornou possível a tomada de decisão mais eficiente da equipe atuarial para a análise/venda das apólices de seguro".

A Jooycar utiliza o DL750 da Danlaw, empresa de soluções UBI para carros. O DL750 utiliza módulo celular GSM/GPRS da Telit para a comunicação de informações críticas do veículo e sua localização, o que permite encontrar o inventário de automóveis e monitorar as condições de bateria. O benefício são Test Drives bem-sucedidos, pois as concessionárias podem delimitar um perímetro em torno de seus locais para segurança e monitoramento dos carros.

Para aumentar a receita e a pós-venda, as concessionárias podem, ainda, vender os dispositivos GPS para os potenciais compradores para que possam monitorar o comportamento de motoristas adolescentes, por exemplo, além de poder recuperar o veículo em caso de roubo. Além destes benefícios, o motorista terá acesso a um aplicativo intuitivo para gerenciar o uso do carro e programar manutenções preventivas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.