Plataforma aproxima indústrias de soluções 4.0

0

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançou uma plataforma digital para aproximar as indústrias de soluções tecnológicas para a Manufatura Avançada. A Plataforma 4.0 permite que os empresários façam uma avaliação da maturidade de seus produtos e processos. Ao mesmo tempo, a ferramenta permite que fornecedores cadastrem as soluções que eles têm para digitalização dos parques industriais.

A iniciativa vai auxiliar as empresas a aderirem às tecnologias mais avançadas e incrementar a produtividade no país. Esta é a expectativa de Bruno Jorge, coordenador de indústria 4.0 da Agência. "O intuito é criar um catálogo de tecnologias 4.0 para auxiliar as empresas na sua jornada de transformação digital", projeta.

A Plataforma possui dois blocos, o primeiro consiste em uma auto avaliação, com o preenchimento de um questionário baseado nos melhores modelos de maturidade e prontidão. "O modelo de auto avaliação indica oportunidades e tecnologias para resolver os problemas. Então, a empresa vai conseguir fazer uma ponte entre o que ela encontra como resultado do questionário e o catálogo de fornecedores", explica.

No segundo bloco, as empresas fornecedoras cadastram seus produtos e serviços. As tecnologias são avaliadas pela ABDI segundo critérios de conteúdo, confiabilidade e custo. Uma vez qualificadas, as empresas passam a constituir um catálogo de ofertantes para soluções da Indústria 4.0 para as empresas nacionais demandantes.

A plataforma 4.0 está em funcionamento e os empresários já podem realizar o diagnóstico e os fornecedores cadastrarem suas soluções.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.