Publicidade
Início Inovação Marketing Digital Pesquisa aponta que somente 10% das empresas obtiveram retorno positivo com ações...

Pesquisa aponta que somente 10% das empresas obtiveram retorno positivo com ações em redes sociais

0
Publicidade

Cada vez mais empresas de todo o mundo apostam na interação com clientes por meio de redes sociais ou outras plataformas digitais para reforçar sua marca, alavancar a venda de produtos ou, simplesmente, se aproximar do consumidor final. No entanto, segundo recente pesquisa da TCS (www.tcs.com) em parceria com a ResearchNow, apenas 10% das empresas notaram melhorias importantes em seus negócios como resultado dos investimentos em redes sociais. O Relatório Global de Tendências em Redes Sociais da TCS entrevistou 665 empresas ao redor do mundo, que possuem uma receita média de $15,6 bilhões. 

Com o título Dominando o Feedback Digital: Utilização das redes sociais pelas melhores empresas de consumo, a pesquisa mostra que, embora a maioria das empresas leve a sério as redes sociais – quase dois terços delas têm, no mínimo, um funcionário em tempo integral encarregado de monitorar e manter as plataformas, um gasto médio de  US$19 milhões e emprega pelo menos 56 pessoas – elas não estão conseguindo obter benefícios significativos e, no geral, isso se deve ao fato de que a informação não chega às funções adequadas. 

“Apesar da disponibilidade imediata das interações digitais entre consumidores nas mídias sociais, hoje em dia, o uso dessas ferramentas pelas companhias está, em grande parte, limitado a ser um mecanismo de marketing voltado aos consumidores (B2C). É hora de as companhias adotarem um enfoque multidisciplinar para as redes sociais e aprenderem a aproveitar seu poder em toda a empresa, especialmente nos principais geradores de receitas, como por exemplo, no setor de design de novos produtos. Mediante a incorporação dos comentários das redes sociais no desempenho desse setor, podemos alavancar esse seguimento de negócios. Romper com os silos organizacionais – uma metáfora para unidades organizacionais que possuem a própria equipe de gerenciamento – é a chave para alcançar o potencial que as redes sociais possuem. Em outras palavras, as empresas devem ser sociais e compartilhar informações no âmbito interno para poder utilizar o poder real dessas plataformas fora delas”, comenta Satya Ramaswamy, vice-presidente e diretor Global da TCS Digital Enterprise. 

Informação centralizada

O levantamento aponta ainda que empresas líderes gastam, em média, US$28 milhões em atividades nas redes sociais, o dobro destinado por outras empresas. As companhias líderes também investem mais em comunicação digital e vão além do que simplesmente manter a página da empresa em plataformas sociais: 81% afirmam ter blogs corporativos, 77% têm aplicativos para celulares e smartphones para os consumidores que utilizam as redes sociais e 61% têm canais de vídeo online. 

Porém, as empresas afirmam que somente 27% dos profissionais do setor de desenvolvimento de produtos (P&D) e 37% dos departamentos de administração de produtos olham regularmente os comentários dos consumidores nas redes sociais. Isso se dá em parte porque normalmente a atividade das redes sociais é administrada pelos departamentos de marketing, atendimento ao cliente e vendas. O resultado da estrutura de silos é que apenas 42% das companhias consideram eficaz ou muito eficaz sua estrutura organizacional para as atividades das redes sociais. 

A estimativa é que em aproximadamente um terço das empresas, o departamento de marketing controle as atividades das redes sociais, uma porcentagem muito mais elevada do que qualquer outra função. 

“É necessário ampliar a discussão sobre o uso dessas ferramentas sociais dentro das empresas e capacitar profissionais para que utilizem dessas plataformas e das informações obtidas para alavancar os resultados dos diversos setores envolvidos. O uso das redes sociais não deve ficar limitado ao setor de marketing, é necessário encarar comentários e, até mesmo, críticas para solucionar problemas e balizar resultados”, afirma Ankur Prakash, Vice-Presidente Executivo para América Latina da TCS. 

Maturidade 

Embora apenas uma pequena porcentagem das empresas aponte benefícios significativos para seus negócios, 38% das companhias afirmam obter um Retorno do Investimento (ROI) positivo para a atividade das redes sociais, mais do que o dobro do número de empresas com um ROI negativo.  Contudo, 44% delas não souberam informar o valor total do ROI. 

A maturidade está relacionada à eficácia das companhias em romper a estrutura de silos, um fator chave no sucesso da atividade das redes sociais. O estudo aponta que, as empresas de meios de comunicação e entretenimento são menos propensas a centralizar a atividade e utilizam as redes há mais tempo para atrair os consumidores, enquanto que as recém-chegadas às redes sociais, como as empresas de seguros, turismo, tecnologia e telecomunicações são as mais propensas a centralizar suas atividades online. 

O Relatório Global de Tendências da TCS discute como 11 indústrias globais de consumo e grandes empresas nas quatro maiores regiões econômicas do mundo estão utilizando as redes sociais. As empresas são provenientes de 11 setores globais. 

Este é o quarto relatório publicado pela TCS desde 2011, o mais recente abordou o tema Big Data

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile