Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Presidente do Serpro defende investimentos em infraestrutura para proteger dados no país

Presidente do Serpro defende investimentos em infraestrutura para proteger dados no país

0
Publicidade

O presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Mazoni, defendeu nesta terça-feira (12), em audiência no Senado sobre a CPI que investiga denúncias de espionagem dos Estados Unidos contra o Brasil, investimentos em infraestrutura como forma de proteger o país de ataques cibernéticos. Ele ressaltou que o fato de a governança mundial da internet estar concentrada nos EUA torna o tráfego de informações no Brasil mais vulnerável.

Porém, mesmo estruturas localizadas em território nacional também podem se mostrar frágeis, como é caso de cabos e roteadores. Segundo Mazoni, o governo aposta no uso de infraestrutura pública de comunicação, como forma de diminuir os riscos. “Nós estamos passando fibras óticas em várias capitais e expandindo a infovia aqui em Brasília. Isso nos garante, por exemplo, que possamos ter um controle do tráfego muito maior do que teríamos se usássemos simplesmente uma operadora”, explicou.

Ainda de acordo com Mazoni, outra medida necessária é a manutenção da política de investimentos em software livre, o que, segundo ele, já está em estágio avançado. O presidente da Serpro disse ainda que o governo pretende incentivar a indústria nacional no desenvolvimento de equipamentos e sistemas de proteção com tecnologia brasileira. “O Ministério da Defesa fará investimentos, em conjunto com o Serpro, para que tenhamos software nacional com openflow e criptografia, também nacionais”, completou. Com informações da Agência Senado.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile